Fortaleza realizará, neste sábado (09/12), mais um mutirão de vacinação contra a covid-19. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população, 16 postos de saúde estarão abertos, das 8h às 16h30 para aplicação das doses.
O objetivo é imunizar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19 ou não tomou as doses de reforço, para agilizar o processo de imunização e conter o aumento de casos positivos.
Além da vacina contra a covid, também estarão disponíveis durante a ação as vacinas de influenza e rotina ofertadas pelo Sistema único de Saúde (SUS) para todas as faixas etárias.
Os postos que estarão em funcionamento no mutirão estão estrategicamente distribuídos pela cidade, atendendo todas as seis coordenadorias regionais de saúde da Capital.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
REGIONAL DE SAÚDE I
Posto de Saúde Fernando Façanha (Rua Rio Tocantins, s/n – Jardim Iracema)
Posto de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
Posto de Saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)
REGIONAL DE SAÚDE II
Posto de Saúde Flávio Marcílio (Av. Abolição, 416 – Mucuripe)
Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)
REGIONAL DE SAÚDE III
Posto de Saúde César Cals Filho (Rua Pernambuco, 3172 – Pici)
Posto de Saúde Ivana Paes (Rua Virgílio Brígido, s/n – Pres. Kennedy)
Posto de Saúde Cícera Carla – João XXIII (Rua Júlio Braga, s/n – João XXIII)
REGIONAL DE SAÚDE IV
Posto de Saúde Gothardo Peixoto (Rua Irmã Bazet, 153 – Damas)
Posto de Saúde Ocelo Pinheiro (Rua Elcias Lopes, 517 – Itaoca)
REGIONAL DE SAÚDE V
Posto de Saúde Graciliano Muniz (Rua 106, 345 – Cj. Esperança)
Posto de Saúde Argeu Herbster (Rua Geraldo Barbosa, 1095 – Bom Jardim)
Posto de Saúde Régis Jucá (Av. I, 618 – Mondubim)
REGIONAL DE SAÚDE VI
Posto de Saúde Mattos Dourados (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)
Posto de Saúde Manoel Carlos Gouveia (Av. Des. Faustino Albuquerque, 486 – Jardim das Oliveiras)
Posto de Saúde Anísio Teixeira (Rua Guarany, 355 – Pq. Itamaraty)
Lembrando que, para além do mutirão, a vacinação em Fortaleza ocorre em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana, a população pode buscar o posto de saúde Matos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz) e o posto Irmã Hercilia (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape).
Leia também | Espetáculo teatral, coral e show de Davi Valente são atrações do segundo final de semana na Praça Portugal
A Prefeitura de Fortaleza ampliou nesta semana a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 para dois públicos:
– Dose de reforço para idosos e imunocomprometidos acima de 12 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.
– Primeira dose para adolescentes a partir de 12 anos, segundo o Governo do Estado, até o dia 15 de dezembro.
O objetivo destas ampliações é vacinar o maior número possível de pessoas, oferecendo a proteção necessária contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a ômicron.
Esquema vacinal
1ª dose: crianças a partir de 6 meses;
2ª dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação;
3ª dose: crianças a partir de 6 meses, crianças de 3 e 4 anos que receberam CoronaVac no esquema primário, crianças de 5 a 11 anos e pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses;
4ª dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses;
Bivalente: fortalezenses acima de 12 anos, que tenham tomado, pelo menos, primeira e segunda dose da vacina contra a covid-19, imunossuprimidos de 12 anos a 17 anos, 11 meses, 29 dias e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos;
2ª dose bivalente: fortalezenses acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos que tenham tomado a dose bivalente há pelo menos seis meses.
Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.
Imunossuprimidos: devem levar a documentação que comprove a imunossupressão.
Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.
Leia também | Roberto Carlos abre Réveillon 2024 em Fortaleza; confira
Pessoas com covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal e com sintomas leves, tais como: coriza, espirros ou tosse não há contra indicação. Em caso de febre, o recebimento da vacina deve ocorrer 48h após o desaparecimento do sintoma.
No último sábado (02/12), a Prefeitura de Fortaleza realizou um mutirão de vacinação. Foram 7.439 aplicações de vacina, sendo 3.484 contra Covid-19, 2.749 contra Influenza e 1.206 vacinas de rotina.
Desde o início da vacinação contra covid-19, 7.331.781 doses monovalentes foram aplicadas, além de 446.019 doses da vacina bivalente. Atualmente, Fortaleza tem 22% de cobertura do esquema da vacina bivalente.
Mutirão de Vacinação
Data: 09/12 (sábado)
Horário: 8h às 16h30
Locais: 16 postos de saúde
Leia também | Ematerce apresenta aplicativo +AterCE, ferramenta que vai revolucionar a coleta de dados e cadastros agrícolas no Estado