logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Futebol: Brasil conhece adversários da Copa América 2024
Futebol Brasil conhece adversários da Copa América 2024
08/12/2023
Política: Câmara criminaliza cenas de nudez criadas por inteligência artificial
Política Câmara criminaliza cenas de nudez criadas por inteligência artificial
08/12/2023
Exibir tudo

Saúde Prefeitura de Fortaleza realiza novo mutirão de vacinação contra covid-19 neste sábado (09/12)

Saúde: Prefeitura de Fortaleza inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19

A vacina bivalente, além de proteger contra o vírus original da Covid-19, também garante a proteção contra a variante Ômicron | Foto: reprodução/site PMF

Fortaleza realizará, neste sábado (09/12), mais um mutirão de vacinação contra a covid-19. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população, 16 postos de saúde estarão abertos, das 8h às 16h30 para aplicação das doses.

O objetivo é imunizar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19 ou não tomou as doses de reforço, para agilizar o processo de imunização e conter o aumento de casos positivos.

Além da vacina contra a covid, também estarão disponíveis durante a ação as vacinas de influenza e rotina ofertadas pelo Sistema único de Saúde (SUS) para todas as faixas etárias.

Os postos que estarão em funcionamento no mutirão estão estrategicamente distribuídos pela cidade, atendendo todas as seis coordenadorias regionais de saúde da Capital.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Onde se vacinar (09/12)

REGIONAL DE SAÚDE I
Posto de Saúde Fernando Façanha (Rua Rio Tocantins, s/n – Jardim Iracema)
Posto de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
Posto de Saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)

REGIONAL DE SAÚDE II
Posto de Saúde Flávio Marcílio (Av. Abolição, 416 – Mucuripe)
Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)

REGIONAL DE SAÚDE III
Posto de Saúde César Cals Filho (Rua Pernambuco, 3172 – Pici)
Posto de Saúde Ivana Paes (Rua Virgílio Brígido, s/n – Pres. Kennedy)
Posto de Saúde Cícera Carla – João XXIII (Rua Júlio Braga, s/n – João XXIII)

REGIONAL DE SAÚDE IV
Posto de Saúde Gothardo Peixoto (Rua Irmã Bazet, 153 – Damas)
Posto de Saúde Ocelo Pinheiro (Rua Elcias Lopes, 517 – Itaoca)

REGIONAL DE SAÚDE V
Posto de Saúde Graciliano Muniz (Rua 106, 345 – Cj. Esperança)
Posto de Saúde Argeu Herbster (Rua Geraldo Barbosa, 1095 – Bom Jardim)
Posto de Saúde Régis Jucá (Av. I, 618 – Mondubim)

REGIONAL DE SAÚDE VI
Posto de Saúde Mattos Dourados (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)
Posto de Saúde Manoel Carlos Gouveia (Av. Des. Faustino Albuquerque, 486 – Jardim das Oliveiras)
Posto de Saúde Anísio Teixeira (Rua Guarany, 355 – Pq. Itamaraty)

Lembrando que, para além do mutirão, a vacinação em Fortaleza ocorre em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana, a população pode buscar o posto de saúde Matos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz) e o posto Irmã Hercilia (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape).

Leia também | Espetáculo teatral, coral e show de Davi Valente são atrações do segundo final de semana na Praça Portugal

Ampliação da vacinação bivalente

A Prefeitura de Fortaleza ampliou nesta semana a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 para dois públicos:
– Dose de reforço para idosos e imunocomprometidos acima de 12 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.
– Primeira dose para adolescentes a partir de 12 anos, segundo o Governo do Estado, até o dia 15 de dezembro.

O objetivo destas ampliações é vacinar o maior número possível de pessoas, oferecendo a proteção necessária contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a ômicron.

Esquema vacinal
1ª dose: crianças a partir de 6 meses;
2ª dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação;
3ª dose: crianças a partir de 6 meses, crianças de 3 e 4 anos que receberam CoronaVac no esquema primário, crianças de 5 a 11 anos e pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses;
4ª dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses;
Bivalente: fortalezenses acima de 12 anos, que tenham tomado, pelo menos, primeira e segunda dose da vacina contra a covid-19, imunossuprimidos de 12 anos a 17 anos, 11 meses, 29 dias e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos;
2ª dose bivalente: fortalezenses acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos que tenham tomado a dose bivalente há pelo menos seis meses.

Documentos necessários

Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.
Imunossuprimidos: devem levar a documentação que comprove a imunossupressão.
Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Leia também | Roberto Carlos abre Réveillon 2024 em Fortaleza; confira

Síndrome gripal

Pessoas com covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal e com sintomas leves, tais como: coriza, espirros ou tosse não há contra indicação. Em caso de febre, o recebimento da vacina deve ocorrer 48h após o desaparecimento do sintoma.

Balanço

No último sábado (02/12), a Prefeitura de Fortaleza realizou um mutirão de vacinação. Foram 7.439 aplicações de vacina, sendo 3.484 contra Covid-19, 2.749 contra Influenza e 1.206 vacinas de rotina.

Desde o início da vacinação contra covid-19, 7.331.781 doses monovalentes foram aplicadas, além de 446.019 doses da vacina bivalente. Atualmente, Fortaleza tem 22% de cobertura do esquema da vacina bivalente.

Serviço

Mutirão de Vacinação
Data: 09/12 (sábado)
Horário: 8h às 16h30
Locais: 16 postos de saúde

Leia também | Ematerce apresenta aplicativo +AterCE, ferramenta que vai revolucionar a coleta de dados e cadastros agrícolas no Estado

Tecnologia Ematerce apresenta aplicativo +AterCE, ferramenta que vai revolucionar a coleta de dados e cadastros agrícolas no Estado
Compartilhar

Artigos Relacionados

Polícia recupera oito obras de Matisse em SP

Oito obras do pintor francês Henri Matisse foram recuperadas pela Polícia Civil de São Paulo após terem sido roubadas de uma exposição na Biblioteca Mário de Andrade. | Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

14/08/2026

Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

  • 07/08/2026

    Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: PF indicia 16 por tragédia com avião da Voepass

Últimas Notícias

  • Polícia recupera oito obras de Matisse em SP0
    Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso
    14/08/2026
  • RioMar promove campanha contra violência às mulheres0
    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres Ação “Fala, Mulher” ocorre até 31 de agosto em Fortaleza e aborda diferentes formas de violência de gênero
    14/08/2026
  • TSE suspende novas filiações após fraude em sistema0
    Política: TSE suspende novas filiações após fraude em sistema Tribunal interrompe temporariamente registros no Filia após inclusão indevida de Flávio Bolsonaro no partido Missão
    14/08/2026
  • ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza0
    Cultura: ACL celebra 132 anos com homenagem a Fortaleza Projeto reúne exposição, palestras, prêmio literário e livro comemorativo para marcar os 300 anos da Capital cearense
    14/08/2026
  • Ministério visita carretas de atendimento no Ceará0
    Saúde: Ministério da Saúde visita carretas de atendimento no Ceará Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará acompanham serviços de exames de imagem e oftalmologia em Jaguaruana e Limoeiro do Norte
    14/08/2026
  • Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências0
    Eventos: Shopping Aldeota celebra Dia dos Pais com experiências Evento reuniu clientes e convidados em uma noite com vinhos, gastronomia, música e arte, promovendo momentos de conexão e confraternização
    13/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas