logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Livro: “Saudade de Tu” reúne poemas e contos sobre histórias de saudade
Livro “Saudade de Tu” reúne poemas e contos sobre histórias de saudade
08/08/2023
Dia dos Pais: Expectativa dos bares e restaurantes é aumentar faturamento
Dia dos Pais Expectativa dos bares e restaurantes é aumentar faturamento
09/08/2023
Exibir tudo

Investigação Polícia Federal prende ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques Operação Constituição Cidadã investiga interferência nas eleições

Investigação: Polícia Federal prende ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques

Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Constituição Cidadã, para investigar possíveis ações de agentes públicos para interferir no processo eleitoral do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso.

De acordo com as investigações da PF, integrantes da PRF teriam feito bloqueios em estradas da Região Nordeste para dificultar o trânsito de eleitores no dia 30 de outubro de 2022.

“Os crimes apurados teriam sido planejados desde o início de outubro daquele ano, sendo que, no dia do segundo turno, foi realizado patrulhamento ostensivo e direcionado à Região Nordeste do país”, explicou a PF, em nota. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação conta ainda com o apoio da Corregedoria-Geral da PRF, que determinou a coleta de depoimento de 47 policiais rodoviários federais. 

“Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal Brasileiro, e os crimes de impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato, do Código Eleitoral Brasileiro”, diz a nota.

A PF informou ainda que o nome da operação – Constituição Cidadã – é uma referência à Constituição Brasileira, promulgada em 1988. Nela, estão expressos os direitos dos cidadãos, entre eles o direito ao voto, “maior representação da democracia”. 

Em junho, em depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de janeiro, no Congresso, Vasques negou qualquer plano para impedir eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste de votarem no segundo turno das eleições no ano passado.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leia também | BC avalia que cortes de 0,25 ou 0,5 ponto são compatíveis com meta de inflação

Economia BC avalia que cortes de 0,25 ou 0,5 ponto são compatíveis com meta de inflação
Compartilhar

Artigos Relacionados

Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas

Escola Vila da Música abre inscrições para cursos gratuitos e amplia acesso à formação cultural no Cariri | Foto: Indja

03/04/2026

Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas Escola no Cariri oferece cursos para iniciantes e experientes com inscrições online entre 6 e 9 de abril


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

Últimas Notícias

  • Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas0
    Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas Escola no Cariri oferece cursos para iniciantes e experientes com inscrições online entre 6 e 9 de abril
    03/04/2026
  • Educação: Projeto leva grafite a jovens do Eusébio0
    Educação: Projeto leva grafite a jovens do Eusébio Iniciativa do ITEVA une arte urbana, empreendedorismo e formação cidadã para estudantes da rede pública
    03/04/2026
  • Saúde: Terapia ocupacional amplia autonomia no TEA0
    Saúde: Terapia ocupacional amplia autonomia no TEA No Abril Azul, especialistas destacam o papel da Terapia Ocupacional no desenvolvimento, inclusão e qualidade de vida de pessoas com autismo
    03/04/2026
  • Saúde: Tecnologia amplia diagnóstico de autismo no NE0
    Saúde: Tecnologia amplia diagnóstico de autismo no NE Telemedicina fortalece acesso ao cuidado e atuação da Clínica SiM
    03/04/2026
  • Espaço: Artemis II inicia viagem histórica rumo à Lua0
    Espaço: Artemis II inicia viagem histórica rumo à Lua Nave Orion deixa órbita terrestre com quatro astronautas em missão de teste da NASA
    03/04/2026
  • Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara0
    Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara Troca de partidos fortalece PL e reorganiza bancadas às vésperas das eleições de 2026
    03/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas