logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: A cada dia, 145 mulheres são internadas para tratar varizes
Saúde A cada dia, 145 mulheres são internadas para tratar varizes
29/03/2023
Profissionais revelam cinco dicas de sucesso para elaborar campanhas assertivas em diferentes nichos na Páscoa
Marketing Profissionais revelam cinco dicas de sucesso para elaborar campanhas assertivas em diferentes nichos na Páscoa
29/03/2023
Exibir tudo

Registro Civil Conheça os nomes tradicionais que têm ganhado popularidade nos cartórios

Registro Civil: Conheça os nomes tradicionais que têm ganhado popularidade nos cartórios

Miguel, com 26.941 registros e Maria Alice, com 24.019, foram os nomes mais comuns no Brasil, em 2022 | Foto: iStock/Getty Images

Os nomes dos nossos pais, tios e avós podem não parecer agradáveis aos ouvidos das gerações mais novas, acostumadas com nomes modernos ou até mesmo relacionados a artistas e demais personalidades da mídia. Entretanto, os dados dos registros civis no Brasil mostram que há um número considerável de nomes tradicionais em voga nos últimos meses. Entre as escolhas mais populares, estão Caetano, Helena, Francisco, Aurora, Bento e Maria.

A tendência não está alheia à influência de outras personalidades brasileiras, cujos registros são de conhecimento público. Como exemplo, o nome Joaquim, comum nos séculos 19 e metade do século 20, ficou popular nos últimos anos após ser usado no batismo dos filhos da atriz e dançarina Viviane Araújo, da atriz Pérola Faria e do casal Luciano Huck e Angélica.

Na visão do atual presidente da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Cláudio Pinho, “ainda que se revele como uma tendência possivelmente passageira, a prática não deixa de valorizar a pluralidade e a identidade nacional do povo brasileiro. Há também uma questão de ancestralidade familiar, pois em muitos casos os pais optaram por homenagear parentes mais velhos importantes na família, como tios e avós.”

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Em dezembro do ano passado, os dados do Portal da Transparência do Registro Civil mostraram que Miguel e Maria Alice lideraram o ranking de nomes escolhidos pelos pais em todo o Brasil. Foi elencado pelo portal um total de 50 denominações registradas nos cartórios brasileiros. No Ceará, onde ocorreram 114.341 registros em 2022, o nome mais escolhido foi Maria Alice, totalizando 1.331 certidões.

Nomes de origem estrangeira também marcaram presença no ranking, como Gael (hispânico), Ravi (sânscrito), Lorenzo (italiano) e Noah, Anthony e Maya (ingleses). De acordo com a diretora de Comunicação da Anoreg-CE e notária de Registro Civil no município de Granja, Priscila Aragão, a escolha de nomes estrangeiros é possível no país pois, “diferente de Portugal, no Brasil não há uma lista de nomes proibidos ou vedados.”

A legislação brasileira permite também a alteração de nome e sobrenome, um benefício garantido a qualquer cidadão maior de 18 anos. Ainda de acordo com Priscila Aragão, “com a aprovação da Lei nº 14.382/2022 já é possível se dirigir com toda a documentação necessária até um cartório de Registro Civil e realizar o procedimento sem demora. Essa lei, cabe ressaltar, também vale para bebês. Seus pais têm um prazo de até 15 dias para solicitar a alteração após o registro.”

O nome e o prenome é um direito do todo cidadão brasileiro, conforme registrado nos termos do artigo 16 do Código Civil. Na Lei de Registros Públicos (LRP)– Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1975, é previsto no artigo 54 que a certidão de nascimento deve conter, entre outras informações, o nome e o prenome que foram postos à criança (4º item).

No momento do registro, a Anoreg-CE reforça aos pais que eles devem fazer bom uso da liberdade de escolha do nome para não registrar na criança uma nomeação que possa trazer insatisfações futuras. “Em casos extremos, o registrador civil tem o dever de negar o registro, levando em consideração que o nome da criança poderá causar constrangimento na escola, no trabalho e até na sociedade em que vive”, ressalta Priscila Aragão. A associação recomenda aos pais que façam uma lista de nomes, tenham privacidade na hora da escolha, tenham cautela com as possíveis escolhas, façam testes e avaliem possíveis temas.

Leia também | Desde 2002, Brasil sofreu 23 ataques em escolas, diz estudo da Unicamp

Números:

  • Brasil
    Em 2022, foram emitidos 2.583.476 registros.

Em 2023, até 27 de marco, foram emitidos 576.697 registros.

  • Ceará
    Em 2022, foram emitidos 114.341 registros.

Em 2023, até 27 de marco, foram emitidos 24.921 registros.

Ranking Nacional de nomes mais registrados em 2022

10 nomes mais frequentes

  • MIGUEL 26.941
  • GAEL 25.252
  • MARIA ALICE 24.019
  • ARTHUR 23.440
  • HELENA 22.202
  • HEITOR 20.694
  • ALICE 20.391
  • THEO 19.207
  • LAURA 17.011
  • DAVI 16.858

Fonte: Arpen-Brasil

10 nomes masculinos mais frequentes

  • MIGUEL 26.941
  • GAEL 25.252
  • ARTHUR 23.440
  • HEITOR 20.694
  • THEO 19.207
  • DAVI 16.858
  • SAMUEL 15.791
  • BERNARDO 15.659
  • GABRIEL 14.762
  • RAVI 14.486

10 nomes femininos mais frequentes

  • MARIA ALICE 24.019
  • HELENA 22.085
  • ALICE 20.293
  • LAURA 16.953
  • MARIA CECILIA 11.839
  • CECILIA 11.494
  • MAITE 11.183
  • MARIA CLARA 10.781
  • HELOÍSA 10.712
  • VALENTINA 9.987

Leia também | Algoritmo: a ferramenta que faz o internauta se sentir perseguido

Tecnologia Algoritmo: a ferramenta que faz o internauta se sentir perseguido
Compartilhar

Artigos Relacionados

PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro

Polícia Federal investiga supostos repasses financeiros ligados a Eduardo Bolsonaro e produção de filme sobre Jair Bolsonaro. | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

14/05/2026

Política: PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro Apuração busca esclarecer se recursos de Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas do deputado nos Estados Unidos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Últimas Notícias

  • PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro0
    Política: PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro Apuração busca esclarecer se recursos de Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas do deputado nos Estados Unidos
    14/05/2026
  • Desmatamento da Mata Atlântica cai 28%0
    Meio ambiente: Desmatamento da Mata Atlântica cai 28% Redução registrada em 2025 é a menor da série histórica e reforça avanço das políticas de preservação ambiental no bioma
    14/05/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Investigação: PF apura grupo ligado a Vorcaro Decisão do STF aponta suspeita de atuação de policiais federais em núcleo que teria intimidado adversários e acessado dados sigilosos
    14/05/2026
  • Saúde: Pressão alta atinge 35 milhões no Brasil0
    Saúde: Pressão alta atinge 35 milhões no Brasil Dia Mundial da Hipertensão Arterial, celebrado em 17 de maio, reforça importância do diagnóstico precoce, acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida
    14/05/2026
  • Política: Flávio diz que Bolsonaro pediu firmeza0
    Política: Flávio diz que Bolsonaro pediu firmeza Senador afirmou à CNN que conversou com o ex-presidente após divulgação de áudio sobre pedido de recursos a Daniel Vorcaro para filme
    14/05/2026
  • Investigação: PF prende pai de Daniel Vorcaro0
    Investigação: PF prende pai de Daniel Vorcaro Henrique Vorcaro foi preso em nova fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de irregularidades ligadas ao Banco Master
    14/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas