logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Negócios: Startup cearense é selecionada para programa de internacionalização em Nova Iorque
Negócios Startup cearense é selecionada para programa de internacionalização em Nova Iorque
24/03/2023
Desafios para a saúde suplementar: custo-médico x ampliar a participação dos brasileiros
Opinião Desafios para a saúde suplementar: custo-médico x ampliar a participação dos brasileiros
24/03/2023
Exibir tudo

Fiscalização Eletronuclear é multada por liberação de material radioativo no mar Água contaminada foi descartada na Baía de Itaorna, no litoral do Rio

Fiscalização: Eletronuclear é multada por liberação de material radioativo no mar

Na última quarta-feira (22/03), a Justiça Federal determinou que a Eletronuclear realize, em até 30 dias, uma avaliação completa dos danos causados no acidente, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) | Foto: divulgação/Angra 1 da Eletronuclear

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou a Eletronuclear por um acidente ocorrido na Usina Nuclear Angra 1 em setembro do ano passado. A informação foi divulgada pela própria empresa, que administra o complexo nuclear de Angra dos Reis.

O acidente envolveu a liberação não programada de água contaminada com substâncias radioativas na Baía de Itaorna, no litoral sul fluminense.

Na última quarta-feira (22/03), a Justiça Federal determinou que a Eletronuclear realize, em até 30 dias, uma avaliação completa dos danos causados no acidente, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Além disso, a Vara Única de Angra dos Reis determinou que a Eletronuclear evite atividades que possam agravar a contaminação ambiental da área afetada pelo acidente, incluindo o descarte inadequado de novos resíduos radioativos.

Segundo a Justiça, relatório do Ibama apontou falha estritamente humana, enquanto a Eletronuclear aponta problemas de corrosão de tubulações, falha humana e condições climáticas.

Na ação civil pública, o MPF considera que a Eletronuclear teria tentado esconder o incidente e pede a responsabilização da estatal.

Em nota, a Eletronuclear informou que, no dia 16 de setembro, Angra 1 fez liberação não programa de “pequeno volume de água contendo substâncias de baixo teor de radioatividade”.

A empresa disse que os índices de radioatividade estavam abaixo dos limites da legislação que caracterizam a ocorrência de um acidente.

“A empresa tratou o evento como incidente operacional e informou o assunto nos relatórios regulares previstos. Inicialmente, por conta própria e depois sob demanda do Ibama, a empresa intensificou a monitoração radiológica no local de despejo das águas fluviais sem encontrar nenhum resultado significativo”, informa a nota da Eletronuclear.

Segundo a estatal, na semana passada o Ministério do Meio Ambiente encaminhou relatórios de fiscalização e autos de infração referentes ao incidente.

“A empresa respeita a avaliação dos técnicos do Ibama, mas destaca que pretende recorrer ao órgão, uma vez que entende ter cumprido o que determina a legislação. Quanto à acusação de falta de transparência, a empresa esclarece que os comunicados sobre o assunto foram publicados em seu site”.

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Leia também | Como o mercado livre vem gerando economia na conta de energia

Economia Como o mercado livre vem gerando economia na conta de energia
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Câmara aprova PEC da Segurança Pública

Plenário da Câmara dos Deputados durante votação da PEC da Segurança Pública, que amplia punições ao crime organizado e altera atribuições das forças policiais no Brasil | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

05/03/2026

Política: Câmara aprova PEC da Segurança Pública Proposta segue para análise do Senado após ampla votação no plenário


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Política: Câmara aprova PEC da Segurança Pública0
    Política: Câmara aprova PEC da Segurança Pública Proposta segue para análise do Senado após ampla votação no plenário
    05/03/2026
  • Justiça: Prisão de Vorcaro revela novos detalhes0
    Justiça: Prisão de Vorcaro revela novos detalhes Investigação da Polícia Federal aponta organização criminosa, ameaça a jornalista e ocultação bilionária ligada ao Banco Master
    05/03/2026
  • Geopolítica: EUA acusam China por bases na AL0
    Geopolítica: EUA acusam China por bases na AL Relatório do Congresso americano cita instalações com possível uso militar na América Latina e menciona projetos no Brasil
    05/03/2026
  • Guerra: EUA e Irã ampliam ataques no Oriente Médio0
    Guerra: EUA e Irã ampliam ataques no Oriente Médio Conflito entra no sexto dia com ofensivas aéreas e marítimas, tensões diplomáticas na Europa e disputa pela sucessão do líder supremo iraniano
    05/03/2026
  • Saúde: Tecnologia cerebral amplia precisão no diagnóstico neuropsicológico no Ceará0
    Saúde: Tecnologia cerebral amplia precisão no diagnóstico neuropsicológico no Ceará Uso de realidade virtual e neuroestimulação transforma avaliações e tratamentos, com dados objetivos e intervenções mais eficazes na saúde mental
    04/03/2026
  • Mesa Diretora: Alece aprova medidas de modernização administrativa0
    Mesa Diretora: Alece aprova medidas de modernização administrativa Iniciativas incluem reajuste salarial, novas regras de jornada, progressão funcional e criação do Código de Ética dos servidores
    04/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas