logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Biblioteca Pública é reinaugurada com novos espaços e mais de 100 mil títulos disponíveis
Cultura Biblioteca Pública é reinaugurada com novos espaços e mais de 100 mil títulos disponíveis
12/08/2021
Surfe: Tatiana Weston-Webb se garante nas quartas de final no Open México
Surfe Tatiana Weston-Webb se garante nas quartas de final no Open México
12/08/2021
Exibir tudo

Saúde Cães começam a recebem coleira repelente para o controle do calazar em Fortaleza Cerca de 90 mil coleiras vão ser aplicadas em animais da capital

Cães começam a recebem coleira repelente para o controle do calazar em Fortaleza

Codsman, um dos 1.200 cães do abrigo São Lázaro, foi um dos primeiros animais a receber a coleira de proteção | Foto: Thiago Gaspar/Prefeitura de Fortaleza

Cães do Abrigo São Lázaro e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covis) da Prefeitura de Fortaleza receberam a coleira de proteção contra a leishmaniose durante solenidade de lançamento da Campanha Nacional de Encoleiramento dos Cães para o Controle de Calazar nesta quinta-feira (12/08). Representando os 1.200 cães cuidados pelo abrigo São Lázaro, Codsman, cão de seis anos, resgatado há cinco pelo abrigo, foi um deles, assim como animais considerados mascotes da Covis.

Há previsão para entrega de 90 mil coleiras na Capital. A distribuição será feita por meio de busca ativa pelos Agentes de Endemias, que visitarão as residências de tutores de animais cadastrados na Prefeitura de Fortaleza. As ações implementadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Covis, com resultados positivos durante os últimos oito anos, levaram Fortaleza a ser escolhida como sede para o lançamento da campanha nacional.

A ação terá início ainda neste mês de agosto, em 35 bairros do município com maior incidência de Calazar, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde. O trabalho deve começar pela Barra do Ceará.

“Temos hoje uma nova ferramenta de controle, isso é muito importante. Uma ferramenta efetiva, oriunda de pesquisas com envolvimento, inclusive, da Fiocruz. A população pode aguardar que nós passaremos em suas residências pra fazer o encoleiramento desses animais”, destacou o coordenador da Vigilância em Saúde, Nélio Moraes.

Ainda segundo Moraes, a cada seis meses as coleiras serão trocadas, período de ação do resíduo existente no objeto.

“Com isso, vamos analisar o impacto dessa nova ferramenta na Saúde Pública, já que o calazar é uma doença de caráter social, atinge sobretudo a população de baixa renda e nossas crianças”, complementou.

Também presente no lançamento, a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, chamou atenção para a gravidade da doença. 

a foto mostra um palco com um grupo de pessoas

“É uma doença que acomete todo o organismo e tem uma letalidade alta. O maior índice de óbitos é em crianças de até 10 anos de idade, ela se comporta de forma endêmica em 75 países do mundo, sabendo que o Brasil é responsável por 14% desses casos. Fortaleza tinha uma alta concentração de casos e, ao longo dos oito anos de trabalho, reduzimos em 68% os casos em humanos e em 62% a prevalência no cão”, reforçou Ana Estela.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a intenção é dobrar a capacidade de distribuição das coleiras em Fortaleza.

Diretora do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Cássia Rangel ressaltou o trabalho de pesquisa do Ministério da Saúde para o desenvolvimento da ferramenta para o combate da leishmaniose.

“Ela vem no sentido de uma prevenção de saúde única, tanto da saúde humana como também dos animais. Os estudos realizados avaliaram a efetividade da técnica e o custo-efefividade, e demonstraram que a gente consegue ter uma redução do número de casos em humanos, como também da prevalência em caninos”, salientou.

O Ministério da Saúde investiu em um milhão de coleiras para a primeira etapa da Campanha, implementada em 133 municípios.

Leia também | Idosos no Chile começam a tomar terceira dose de vacina contra a Covid

Leishmaniose Visceral (Calazar)

A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: crescimento exagerado das unhas, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.

Nos últimos oito anos, houve uma redução contínua e progressiva dos casos de LVC em humanos em Fortaleza, associada à redução dos casos em cães. A LVC pode causar danos graves à saúde e até levar ao óbito. Os testes realizados nas Unidades de Vigilância e os Boxes de Zoonoses (UVZ), além da qualificação dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e conscientização da população, tiveram um importante papel nessa redução, permitindo um melhor direcionamento das ações estratégicas para o alcance do controle.

Bairros contemplados com a distribuição de coleiras repelentes
Ancuri
Barra do Ceará
Barroso
Bela Vista
Benfica
Bom Jardim
Bom Sucesso
Coaçu
Conjunto Ceará I
Conjunto Ceará II
Cristo Redentor
Curió
Jardim América
Jardim das Oliveiras
Jardim Iracema
José Walter
Fátima
Granja Portugal
Manoel Sátiro
Messejana
Padre Andrade
Pan Americano
Parque Dois Irmãos
Parque Genibaú
Parque Presidente Vargas
Parque Santa Rosa
Parque São José
Paupina
Pici
Planalto Ayrton Senna
Praia de Iracema
Praia do Futuro I
Quintino Cunha
Rodolfo Teófilo
Siqueira

Compartilhar

Artigos Relacionados

Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP

AECIPP lança quinta edição do Prêmio de Comunicação com foco no papel do CIPP na nova economia do Ceará | Foto: divulgação

15/08/2026

Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP Quinta edição da premiação reconhece profissionais e estudantes que ajudam a ampliar o conhecimento sobre o Complexo do Pecém


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

  • 07/08/2026

    Pais inspiram hábitos saudáveis desde a infância - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Pais inspiram hábitos saudáveis para os filhos

Últimas Notícias

  • Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP0
    Comunicação: AECIPP lança prêmio sobre o CIPP Quinta edição da premiação reconhece profissionais e estudantes que ajudam a ampliar o conhecimento sobre o Complexo do Pecém
    15/08/2026
  • Mundo: Terremoto danifica casas no sul da Espanha0
    Mundo: Terremoto danifica casas no sul da Espanha Tremor de magnitude 5 atingiu Granada, provocou danos em imóveis e veículos e levou autoridades a declararem estado de emergência
    15/08/2026
  • Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio0
    Mundo: EUA trocam porta-aviões no Oriente Médio USS Abraham Lincoln será substituído pelo USS George Washington em meio a tensões com o Irã e relatos de crise a bordo
    15/08/2026
  • Mundo: Terremoto deixa mortos na Indonésia0
    Mundo: Terremoto deixa mortos na Indonésia Tremor de magnitude 7,7 atingiu a costa do país, provocou alerta de tsunami, estragos em cidades e ao menos três abalos secundários
    15/08/2026
  • Polícia recupera oito obras de Matisse em SP0
    Cultura: Polícia recupera oito obras de Matisse em SP Quadros furtados da Biblioteca Mário de Andrade em 2025 foram encontrados em apartamento de São Bernardo do Campo; um homem foi preso
    14/08/2026
  • RioMar promove campanha contra violência às mulheres1
    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres Ação “Fala, Mulher” ocorre até 31 de agosto em Fortaleza e aborda diferentes formas de violência de gênero
    14/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas