Alerta Período chuvoso exige maior atenção no trânsito Saiba como dirigir com segurança nessa época do ano
Sindipostos-CE explica como lidar com as situações de risco causadas pelas chuvas | Foto: divulgação
Combinar chuva e direção é arriscado tanto para os motoristas quanto para os pedestres em geral. Porém, nem sempre existe a opção de continuar em casa ou não se locomover em períodos chuvosos. Para ajudar os condutores que ainda tem dúvida sobre a direção segura na pista molhada, o Sindipostos-CE fez uma lista com dicas para quem precisa se deslocar em dias de chuva. Confira!
Manter distância de outros veículos: Seguir essa recomendação até em dias secos, reduz os riscos de colisão e engarrafamentos. No entanto, a pista molhada faz com que a freagem demore um tempo a mais para responder e, caso tenha outro automóvel próximo, as chances de acidentes são maiores.
Ligar o farol baixo: A iluminação dos faróis são ótimas para a baixa visibilidade presente nos dias chuvosos. Além de melhorar a visão do condutor, também identifica poças e buracos e torna o veículo visível para outros motoristas. Por isso, é importante usar as luzes na chuva mesmo durante o dia.
Desligar aparelhos sonoros e visuais: Apesar das tecnologias fazerem parte do dia a dia de muitos condutores e ajudá-los a relaxar no trânsito intenso, durante os dias de chuva, é recomendável que sejam dispensados. Celulares, TVs, rádios e conversas paralelas com os passageiros do veículo precisam ser evitadas nesses dias para não desfocar a atenção da chuva.
Ligar desembaraçadores e limpadores de para-brisas: A diferença de temperatura no interior e exterior do carro faz com que ocorra um embaçamento dos vidros, dificultando a visibilidade dos motoristas. Para amenizar a situação, o ideal é ligar o sistema de ventilação ou abrir um pouco da janela para favorecer a circulação do ar. Também é recomendável usar uma flanela limpa e seca para enxugar as gotículas de água que se formam na parte interna do veículo.
Diminuir a velocidade: Por causa das chuvas, as pistas molhadas intensificam o número de riscos para condutores de automóveis. É recomendável que a velocidade máxima seja igual a 80% do limite da via. Ao usar o freio, é importante ativar gradualmente até adequar a velocidade, já que uma freada brusca pode ocasionar uma derrapagem na pista e resultar em um acidente.
Evitar ultrapassagens: Para uma ultrapassagem segura, é preciso que o motorista acelere o veículo, tenha boa visibilidade e condições de pista. Durante os dias de chuva, todas as recomendações se tornam precárias e a ultrapassagem, mesmo em estradas e rodovias, é perigosa e pode causar sinistros.