Para quem quer aprofundar os conhecimentos musicais, três oficinas vão acontecer durante o 24º Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. No sábado, dia 18, a oficina é de violão, com Cainã Cavalcante. No domingo, 19, o músico Cláudio Mendes ministra atividade com o tema “O ser humano por trás do ser artístico”. Na segunda-feira, 20, o assunto é bateria, com Robertinho Marçal.
As três atividades são gratuitas e vão acontecer na sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com início às 10h. O acesso é por ordem de chegada, sujeito a lotação. A sede da AGUA fica no Centro de Guaramiranga, próxima ao Teatro Municipal Rachel de Queiroz.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Cainã Cavalcante
Com pouco mais de 20 anos de carreira, Cainã Cavalcante nutre parcerias nos palcos e em gravações com grandes nomes da música do mundo. Os movimentos de expansão de carreira de Cainã se dão com diversos concertos pelo Brasil, América Latina e frequentes idas à Europa, tocando em países como Alemanha, Áustria, Holanda, França, Letônia e Suécia.
Atualmente, Cainã mora na cidade de São Paulo e tem firmado parcerias com nomes como Hamilton de Holanda, Ney Matogrosso, Fabiana Cozza, Mestrinho, Maria Gadú e Elba Ramalho, entre outros. Seu mais recente trabalho é o álbum “Sinal dos Tempos – Cainã toca Garoto”, obra lançada em 2021, em homenagem a Annibal Augusto Sardinha, o gênio das cordas “Garoto”. O álbum foi gravado em formato de trio ao lado do grande baixista Guto Wirtti, e do baterista que é parte da história da música brasileira, Paulo Braga. O trabalho tem sido bastante aclamado pela crítica especializada. É este trabalho que Cainã apresentará no 24º Festival Jazz & Blues, também no dia 18, na sessão das 17 horas, no palco da Cidade Jazz & Blues.
Leia também | Iate Clube promove programação musical no final de semana com DJs
Robertinho Marçal
Robertinho Marçal é baterista há 28 anos. Estudou com alguns dos melhores bateristas do mundo. Em 2015 em Chicago estudou com Steve Smith, Dave Weckl, Jogo Mayer e Benny Greb. Dois anos depois esteve em Boston na Berklee College of Music, onde teve aulas com Dave Dicenzo e Henrique de Almeida.
Por sete anos acompanhou Raimundo Fagner fazendo shows em todo o país. Já tocou com artistas como Ednardo, Lucy Alves, Marcos Lessa, entre outros. Atualmente faz turnê com o Padre Fábio de Melo. Robertinho Marçal lançou seu primeiro álbum solo, que leva seu nome, em 2019, com músicas de compositores cearenses. Será este show que o músico apresentará no palco do Festival Jazz & Blues, no dia 20, na sessão das 17h.
Além do trabalho como instrumentista, Robertinho ajuda bateristas a desenvolverem sua própria voz no instrumento, através da união de técnica e sentimento. São mais de anos lecionando em aulas particulares e em grandes escolas como Bateras beat, e através de seus cursos on-line, com mais de 400 alunos.
O 24º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação. Agradecimentos: Enel e Solar Coca-Cola, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-CE).
Cláudio Mendes
Cláudio Mendes é produtor musical, compositor e arranjador. Com mais de 20 anos de carreira, já dirigiu shows de lendas como Ednardo e Di Melo; acompanhou artistas como Mano Chao, Gabriel O Pensador, Paulo Ricardo, Aldo Sena; atuou como produtor musical de Jussara Silveira, Ceumar, Khrystal; do Ceará, trabalhou Artur Menezes, Daniel Groove, Lorena Nunes, Di Ferreira, Mateus Fazeno Rock, Camila Marieta, Nayra Costa, Ilya, Maria Antonia; e concebeu espetáculos e projetos como “Falando da Vida”, Las Tropicanas”, “Belchior de Todes”, “Mundo Suspenso”, “Ceará In Reggae”, “Bloco Geração Coca-Cola” e muitos outros.
Premiado pelo IATEC como melhor produtor musical em 2013, Cláudio Mendes também ganhou prêmios de composição no Festival Cariri da Canção em 2009. Participou de festivais como Lollapalooza, o August Blue Festival (Estônia), o Sfinks Festival (Bélgica); passou por quase 40 países tocando a bordo do cruzeiro Grand Mistral; fez show-case em feiras internacionais de música como a AME (Cabo Verde), a Música Mundo e a Womex (Espanha).
Atua também na área da educação musical, tendo dado cursos de produção para mais de 30 turmas no Ceará inteiro. A partir das criações geradas nesses cursos, lançou 3 trabalhos em todas as plataformas digitais: o Ep “Filhes de Ninguém”, o Ep “Cearás do Amanhã” e o disco “Cara Travessia”.
Oficinas do 24º Festival Jazz & Blues: De 18 a 20/02, às 10h, na sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, próximo ao Teatro Rachel de Queiroz – Centro). Dia 18: violão com Cainã Cavalcante; dia 19, “O ser humano por trás do ser artístico” com Cláudio Mendes; dia 20, bateria com Robertinho Marçal. Atividade gratuita, com acesso por ordem de chegada. Sujeito a lotação.
24º Festival Jazz & Blues: De 18 a 21 de fevereiro de 2023 em Guaramiranga, Ceará. Ingressos para as sessões das 21h à venda no site Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com.br). Valor: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O restante da programação tem acesso gratuito. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues]. Informações: producaojazzeblues@gmail.com.
Leia também | Com clima carnavalesco e realização do Sesc, Espaço Mais Infância retorna à Praça Luiza Távora