O prefeito José Sarto empossou nesta quarta-feira (25/01), no Centro de Eventos do Ceará, os 1.822 novos professores da Rede Municipal de Ensino. Os docentes foram aprovados em concurso público, o maior realizado nos últimos anos para a área da Educação, que ofertou 2.000 vagas e contou com mais de 31 mil candidatos inscritos.
Ao todo, com os novos profissionais, a Rede Municipal recebe 847 professores de área específica (Artes, Ciência, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática) e 975 pedagogos.
Segundo o prefeito José Sarto, a educação é um pilar fundamental para a cidadania e para a redução de desigualdades. “Estamos dando posse a 1.822 professores e professoras, que vão completar o nosso quadro, considerando que temos ampliado a nossa rede. São quatro escolas de tempo integral, duas escolas de tempo parcial e 23 centros de Educação Infantil entregues na gestão, essas e outras unidades da nossa rede receberão os profissionais oriundos de um dos maiores concursos da história”, afirma.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Considerando a concorrência acirrada do concurso, com mais de 30 mil inscritos pleiteando cada uma das duas mil vagas ofertadas, a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME) Dalila Saldanha destaca a atmosfera de alegria em que ocorre a posse. “É um dia de comemoração. O prefeito Sarto cumpre a promessa de plano de governo, que foi a realização de um dos maiores concursos, de convocação imediata da Rede Municipal de Fortaleza, uma rede que vem crescendo, não só em tamanho, mas principalmente em resultados, e o concurso significa o fortalecimento dessa qualidade,” avalia.
Os docentes, que já realizaram lotação para atuação nos Centros de Educação Infantil, escolas de tempo parcial e de tempo integral, iniciam as atividades em sala de aula na próxima sexta-feira (27/01), data que marca o início do ano letivo 2023.
Antes, nesta quinta-feira (26/01), os professores já se integram às equipes das unidades escolares e participam do Encontro Pedagógico, espaço relevante e imprescindível para os profissionais da Educação, pois oportuniza o acolhimento e integração de todos. Este momento, coordenado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), é planejado, organizado e conduzido pelo diretor da unidade, em articulação com o coordenador pedagógico.
“A lotação concluída foi um processo muito tranquilo, com transparência, onde todos os professores de forma presencial, a partir da sua classificação, puderam escolhe o local mais próximo na sua residência”, explica a titular da SME.
Com dez anos de experiência como professora na rede particular, a pedagoga Cristiane Prado celebra a posse como professora da Rede Municipal de ensino. “Significa uma alegria imensa poder fazer parte da rede municipal de Fortaleza. Para além da estabilidade que o concurso nos traz, é a possibilidade de transformar vidas por meio da educação. Era um sonho meu poder fazer essa transformação sendo professora das crianças que fazem parte da rede municipal”, ressalta.
Como uma das marcas desse começo, o paulista Daniel Marques destaca o tratamento acolhedor oferecido a ele e aos outros novos professores da rede. “Aqui a gente tá sendo muito bem tratado o tempo inteiro e isso tem me dado uma alegria muito grande, eu quero aprender com vocês, porque o Ceará está na frente, bem na frente, em relação ao resto do Brasil,” comenta o professor de história, que veio morar em Fortaleza com a família após passar no concurso.
Após passar no concurso, a professora Raquel Mourão foi lotada no Centro De Educação Infantil Frei Tito De Alencar Lima, na Praia do Futuro, onde já havia trabalhado como professora substituta. “Eu fiz laços de amizade tanto com os outros professores quanto com as famílias dos alunos e os gestores, com todo o pessoal trabalha lá. É uma felicidade completa poder voltar, agora como professora efetiva”, comemora.
Os professores receberão, nas próprias unidades escolares, um chromebook, item que já foi entregue a mais de 12 mil professores da Rede Municipal, em 2021, pelo prefeito Sarto. Também serão entregues os microfones para uso em sala de aula, que estão em processo de aquisição.
Leia também | Obras de requalificação da Praia de Iracema devem iniciar em abril deste ano
Na ocasião da cerimônia, foram assinados de forma simbólica parte dos termos de posse, alunos da rede municipal homenagearam os docentes, o poeta Bráulio Bessa declamou cordel criado pelo professor Gilson Lopes. A festa contou também com apresentações da humorista Selma de Niêta e de Waldonys.
O vencimento inicial do profissional do magistério aprovado no concurso será de R$ 4.384,84, mais 20% de regência de classe sobre o vencimento base e auxílio dedicação integral, totalizando o salário bruto de R$ 5.261,81.
Reforçando que área da Educação é uma prioridade, a Prefeitura de Fortaleza vem assegurando direitos e garantindo benefícios aos profissionais do magistério. O Município possui um Plano de Cargos e Carreiras com direitos garantidos, que se diferencia de outras carreiras nas redes de ensino do País e no estado do Ceará. Destacam-se, como exemplo, a redução de carga horária de trabalho em 50% do tempo; anuênios; licença prêmio; e dois períodos de férias anuais (janeiro e julho).
Destacam-se, ainda, outras ações de valorização dos professores, como a entrega de chromebooks, anúncio da aquisição de microfones para uso em sala de aula, incentivo aos estudos de pós-graduação, por meio da criação de programas direcionados ao mestrado, doutorado e intercâmbio internacional.
Leia também | Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará reúne deputados para boas-vindas