logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Gestão: Governo remaneja R$ 58,76 milhões para passaportes e carros-pipa
Gestão Governo remaneja R$ 58,76 milhões para passaportes e carros-pipa
26/11/2022
Economia: Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março
Economia Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março
26/11/2022
Exibir tudo

Educação Pacajus (CE) recebe a BiciBiblioteca A biblioteca circulante estimula a leitura através do intercâmbio de livros

Educação: Pacajus (CE) recebe a BiciBiblioteca

Ao longo de quatro meses (dezembro a março), ela estará durante a semana em escolas públicas e, aos domingos, atenderá a população na Feira Livre | Foto: Lubben Multimidia

Já imaginou uma biblioteca sobre duas rodas? Em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, a partir do dia 4 de dezembro, uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante vai disponibilizar um acervo de 3.500 livros para crianças e jovens. É a BiciBiblioteca. Durante quatro meses, de dezembro de 2022 a março de 2023, ela estará na cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, estimulando a leitura de maneira lúdica e divertida. 

A BiciBiblioteca vai incentivar crianças, jovens e adultos a doarem um livro usado em troca de um livro novo, aumentando a frequência de leitura da população. Durante a semana, ela estará em escolas, com a finalidade de aumentar o número de títulos lidos pelos alunos. Aos domingos, estará na Feira Livre, das 9h às 13h, onde qualquer pessoa poderá trocar livros e participar de atividades de contação de história e leitura em voz alta. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Quatro escolas de Pacajus vão receber a BibiBiblioteca: Escola Aracy Gonzaga da Silva, Escola Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, Escola João Ronaldo Matias e Escola Edite Nogueira da Costa. Todos os livros são acompanhados de uma ficha de leitura em que o estudante poderá indicar o seu personagem preferido e fazer anotações ou desenhos sobre a obra. O fichamento é parte essencial do projeto e busca desenvolver a empatia criando uma conexão com o universo dos outros alunos. Dessa forma, além de estimular a leitura, a BiciBiblioteca vai promover o intercâmbio cultural entre as escolas participantes. 

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta traz. Para Fabiana Maugé, diretora da FGM, a BiciBiblioteca não só leva o livro até as crianças, estimulando a leitura, mas incentiva também a interpretação de texto e a escrita. “Ao receber um exemplar, o aluno é orientado a preencher a ficha que acompanha o livro que será doado posteriormente, desta forma, além de fomentar a leitura, incitamos também a escrita. O livro será uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica a diretora. 

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Pacajus, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia a BiciBiblioteca porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

Leia também | Governo edita decreto sobre privacidade de compartilhamento de dados

Sobre a FGM Produções

A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br.   

Serviço

BiciBiblioteca em Pacajus – Aos domingos, de dezembro/2022 a março/2023, das 9h às 13h, na Feira Livre (Praça Renato Pessoa de Aguiar, Centro). Aberta a toda a população.

ESCOLAS PARTICIPANTES 

  • Escola E.E.F Aracy Gonzaga da Silva (Rua Coronel Cícero Nogueira de Queiroz, 827 – Centro)
  • Escola E.E.F Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Rua Monte Mor, S/N – Cruz das Almas)
  • Escola João Ronaldo Matias (Rua Maria Idênia, 123 – Croatá II)
  • Escola E.E.F  Edite Nogueira da Costa (Rua Francisco Jardilino, 140 – Pajeú) 

Leia também | Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres marca mobilização

SocialDia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres marca mobilização
Compartilhar

Artigos Relacionados

Expert XP confirma Agassi e Caio Amato em 2026

Andre Agassi e Caio Amato estão entre os destaques confirmados para a programação da Expert XP 2026, em São Paulo. | Foto: divulgação

16/06/2026

Economia: Expert XP confirma Agassi e Caio Amato em 2026 Maior festival de investimentos do mundo amplia programação com nomes do esporte, inovação e liderança para edição em São Paulo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Câmara aprova combate ao assédio em academias0
    Direitos: Câmara aprova combate ao assédio em academias Projeto estabelece protocolos de prevenção, acolhimento e denúncia para proteger mulheres em academias e espaços esportivos de Fortaleza
    16/06/2026
  • Novo Código de Ética da Alece traz inovações0
    Política: Novo Código de Ética da Alece traz inovações Texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará atualiza regras parlamentares e inclui temas como inteligência artificial, redes sociais e violência de gênero
    16/06/2026
  • Motorista relata desvio de animal em acidente0
    Tragédia: Motorista relata desvio de animal em acidente Sete integrantes de equipe de basquete morreram após tombamento de ônibus na CE-187, em Tauá; investigação segue em andamento
    16/06/2026
  • Justiça: PGR rejeita nova delação de Daniel Vorcaro0
    Justiça: PGR rejeita nova delação de Daniel Vorcaro Banqueiro investigado na Operação Compliance Zero tem segunda proposta recusada por órgãos de investigação
    15/06/2026
  • Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê0
    Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos
    15/06/2026
  • Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas0
    Saúde: Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas Resolução ampliou atribuições dos profissionais em 2025, mas população ainda busca esclarecimentos sobre limites e regras da prática
    15/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas