logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Este é o melhor resultado para agosto desde 2013, quando foram entregues 157.854 motocicletas. | Foto: José Paulo Lacerda
Economia Produção de motocicletas cresce 17,9% em agosto
16/09/2022
Inscrições são feitas de forma on-line. | Foto: Divulgação Vila das Artes
CulturaVila das Artes promove oficina Minha mala é maior que o mundo
16/09/2022
Exibir tudo

SaúdeGrupo Coaph Saúde realiza ações sobre prevenção ao suicídio O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro, mas a campanha ocorre durante todo mês

Durante todo o mês algumas iniciativas são realizadas para abordar a importância dos cuidados com a saúde mental. | Foto: Reprodução

Durante todo o mês algumas iniciativas são realizadas para abordar a importância dos cuidados com a saúde mental. | Foto: Reprodução

A campanha de conscientização pela vida ganha força com a chegada do Setembro Amarelo. Durante todo o mês algumas iniciativas são realizadas para abordar a importância dos cuidados com a saúde mental. O dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e essa é uma oportunidade de abordar o tema de forma transparente, que é um problema de saúde pública. Para reforçar seu compromisso contínuo com a população, o Grupo Coaph Saúde realizará ações gratuitas, intituladas como “Conversas que salvam vidas”, que serão realizadas na Praça do Ferreira, localizada no Centro de Fortaleza, e também na Praça do Polo, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

As ações acontecerão de 8h às 12h e contarão com a presença de psicólogos e assistentes sociais que falarão sobre a assunto. A Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar disponibilizará também a clínica móvel (ônibus) do Grupo que realizará aferição da pressão arterial, teste de glicemia e oximetria e fará atendimentos na população local, entre crianças, adultos e idosos, dando orientações sobre como perceber sinais de doenças psicológicas e a importância do apoio da família para esse enfrentamento.

Veja abaixo as datas e locais das ações e os serviços disponibilizados:

  • Dia 21/09 – Praça do Ferreira, em Fortaleza: atendimento com psicólogo e assistente social, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria
  • Dia 28/09 – Praça do Polo, no Eusébio: atendimento com psicólogo e assistente social, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria.

A profissional Dionéa Carvalho, psicóloga e gestora da área de Psicossocial do Grupo Coaph, explica: “Hoje nós já realizamos um projeto fixo na Cooperativa chamado “Cuidando de quem cuida”, onde atendemos nossos cooperados. Essa ação para os demais membros da sociedade será uma extensão desse projeto e a nossa equipe atuará em parceria com o projeto Mais Amor, outra iniciativa da Coaph, além de contar também com a ajuda de voluntários. Os atendimentos serão realizados a partir da escuta individual e qualificada e assim poderemos orientar os pacientes a procurarem locais de atendimento contínuo”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano — cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país. Outros dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2010 e 2019, 112.230 pessoas morreram por suicídio. Houve um aumento de 43% no número anual de mortes, passando de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.

A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Fundada em 2009, a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar, com sede na Rua Marcondes Pereira, 1065 – Dionísio Torres, Fortaleza – Ceará, tem como objetivo apoiar profissionais da saúde, organizando postos de trabalho, oferecendo capacitações e buscando representatividade para a categoria. Inovação e diversificação marcam a trajetória da Coaph, que possui atendimento público e privado, com especialidades médicas, desde emergencistas e clínicos gerais, até neurologistas, traumatologistas, ortopedistas, ginecologistas, obstetras, além de outros profissionais da área da saúde como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A Cooperativa está presente em sete estados do Brasil: Ceará, São Paulo, Bahia, Amazonas, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. Possui seis unidades distribuídas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Paulo, Salvador, Manaus e Recife, com um total de mais de 18.000 cooperados e serviços como: home care, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e hospitais próprios.

Conheça mais sobre o Grupo Coaph Saúde ligando para 3039-3030, acessando o site www.coaph.com.br ou acessando as redes sociais @coaphoficial ou www.facebook.com/coaphoficial/.

Leia também | Moura Brasil e Vicente Pinzón recebem melhorias habitacionais

Economia Expectativa de crescimento do turismo salta de 4,3% para 5,1%
Compartilhar

Artigos Relacionados

IPCA sobe 0,82% em setembro, puxado pela energia

Inflação oficial sobe 0,82% em setembro, com pressão da energia elétrica, dos transportes e dos alimentos, segundo dados divulgados pelo IBGE. | Foto: iStock

09/10/2026

Economia: IPCA sobe 0,82% em setembro, puxado pela energia Inflação supera previsão do mercado e acumula alta de 4,58% em 12 meses, segundo dados divulgados pelo IBGE


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

  • 07/10/2026

    Reny Elisabeth Bulhoes Broggio Comentado em Economia: Governo bloqueia 13,2 mil sites de bets ilegais

  • 06/10/2026

    Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará

Últimas Notícias

  • TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro0
    Eleições: TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro Página oferecia criptomoedas a usuários que publicassem mensagens favoráveis ao candidato; campanha de Lula denunciou o caso à Justiça Eleitoral
    10/10/2026
  • PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará0
    Trânsito: PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará Operação Nossa Senhora Aparecida terá aumento de 20% no efetivo entre 9 e 12 de outubro, com fiscalização de velocidade, ultrapassagens e consumo de álcool
    09/10/2026
  • Navi Pillay vence o Nobel da Paz 20260
    Prêmio: Navi Pillay vence o Nobel da Paz 2026 Jurista sul-africana de 85 anos foi reconhecida por sua trajetória na defesa dos direitos humanos, no combate à discriminação e na promoção do direito internacional
    09/10/2026
  • Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio1
    Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio Decisão de Cristiano Zanin mantém entendimento do TSE sobre votos de Garotinho e favorece a eleição de Douglas Ruas no primeiro turno
    09/10/2026
  • Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes0
    Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes Ministro quer analisar autos relacionados a investigações que podem ter impacto em pedido da defesa de Bolsonaro
    08/10/2026
  • Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro0
    Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão por coação no curso do processo
    08/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas