Cada vez mais, os brasileiros estão visitando as belezas naturais do país e a pesquisa Parques do Brasil – Percepções da População 2022, realizada pelo Instituto Semeia, traz informações que comprovam esse fato. Dados do estudo apontam que seis em cada dez brasileiros já visitaram os parques naturais brasileiros. Segundo a pesquisa, 97% dos visitantes conhecem um parque natural e 66% já visitaram pelo menos um deles. As principais motivações estão relacionadas a “ter contato com a natureza” e “mostrar as belezas naturais para os filhos”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O estudo contou com 1.541 entrevistados e foi realizado em 10 regiões metropolitanas (Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Os motivos para conhecer ou visitar os parques estão diretamente ligados a uma atitude positiva diante do fato de estar na natureza. Dentre as classificações, a pesquisa apontou que 35% dos entrevistados gostam de contato com a natureza e de contemplar suas belezas naturais; 22% têm como objetivo mostrar a natureza para os filhos; e 20% foram para conhecer um atrativo famoso do parque.
A partir do estudo, foi criado um ranking dos parques brasileiros mais conhecidos. São eles, nessa ordem:
1. Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia
2. Parque Estadual da Serra da Cantareira – São Paulo
3. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Pernambuco
4. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Goiás
5. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão
6. Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro
7. Parque Estadual do Jalapão – Tocantins
8. Parque Nacional do Iguaçu – Paraná
9. Parque Nacional de Jericoacoara – Ceará
10. Parque Estadual da Serra do Mar – São Paulo
11. Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí
12. Parque Nacional do Itatiaia – Rio de Janeiro
13. Parque Nacional da Serra da Bocaina – Rio de Janeiro
14. Parque Nacional de Aparados da Serra – Rio Grande do Sul
15. Parque Estadual do Ibitipoca – Minas Gerais
16. Parque Nacional de Anavilhanas- Amazonas
O objetivo do estudo foi mapear e apresentar as percepções dos brasileiros sobre os parques do Brasil. A estrutura abordou três dimensões: a agenda geral de preocupações da população e a posição relativa ocupada por temas ambientais; o conhecimento sobre parques e a experiência concreta de sua utilização; e a reflexão sobre os modelos de gestão dessas áreas.
Os cinco benefícios com maior percentual em parques foram: “proporcionar lazer e relaxamento para seus frequentadores” (87% escolheram essa opção); “oferecer opções de lazer à população (que foi a escolha de 86% dos entrevistados); “preservar paisagens e belezas naturais” (onde 86% marcaram); “contribuir para a saúde física e estimular a prática de esportes” (com 86% de percentual); e “contribuir para a saúde mental, aliviar o estresse, ansiedade, tristeza e angústia (com 85% de marcação).
PARQUES UBANOS – A pesquisa também trouxe informações sobre parques urbanos que são mais conhecidos ou visitados pelos brasileiros. O destaque foi para o Parque Ibirapuera, em São Paulo, que alcançou a maior porcentagem de lembrança dentro de sua própria região (62%), além de ser o único mencionado por entrevistados de todas as outras regiões pesquisadas.
No levantamento, 81% dos participantes mencionaram espontaneamente pelo menos um parque urbano (no total, foram citados 151 parques diferentes) e 30% disseram frequentar parques pelo menos uma vez por mês. Entre os principais motivos estão passear, descansar e fazer caminhadas ou correr.
Queremos, sobretudo, mostrar que a Enel não está distante de seus consumidores e estar mais próximo da Fecomércio nos leva a compreender que temos que fazer o dever de casa, além de que vamos estreitar esses laços cada vez mais”, pontuou Márcia Sandra.
Leia também | Anvisa aprova fim da obrigatoriedade de máscaras em aviões