logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Concurso: Associação Cearense de Magistrados abre inscrições para a 3ª edição do Prêmio ACM de Jornalismo
Concurso Associação Cearense de Magistrados abre inscrições para a 3ª edição do Prêmio ACM de Jornalismo
21/06/2022
Literatura: Jornalista e comentarista esportivo lança livro de experiências vividas no rádio cearense
Literatura Jornalista e comentarista esportivo lança livro sobre experiências vividas no rádio cearense
21/06/2022
Exibir tudo

Meio Ambiente Recicladora do Pecém vende até 80 toneladas por mês de sucata para produção de aço na CSP O atendimento para a siderúrgica triplicou a produção da recicladora

No Ceará, a usina da CSP conta com mais de 15 fornecedores, que garantem 40% de toda a demanda para a produção de aço | Foto: divulgação

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) iniciou em 2022 a compra de sucata ferrosa de uma recicladora do Pecém para a produção de placas de aço. Com isso, a siderúrgica coopera com a geração de renda para mais de 100 famílias de trabalhadores desse segmento. A empresa Reciclagem Pecém é primeira da região a tornar-se fornecedora dessa matéria-prima para a CSP e comercializa, por mês, até 80 toneladas do material.

O analista de Compras de Matérias-Primas da CSP, Olímpio Souza, explica que o volume de sucata comprado localmente é crescente. “A capacidade da recicladora do Pecém ainda é pequena, se comparado à necessidade da CSP. Mesmo assim, a siderúrgica prioriza a compra no Pecém, com o objetivo de qualificar a empresa local e gerar desenvolvimento regional. Foram realizados vários treinamentos para a empresa Reciclagem Pecém começar a atender a CSP”, relatou.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

Produção triplicada

A Evanice Martins, que trabalha na área administrativa da Reciclagem Pecém, conta os avanços da empresa após se tornar fornecedora da CSP. “Foi muito bom pra gente. Atender a CSP abriu portas pra conseguirmos outros contratos. Além disso, a gente teve que contratar mais funcionários. Hoje, estamos com 15 pessoas, antes eram sete. E, se Deus quiser, vamos aumentar mais o quadro de funcionários. A gente preza em ajudar o pessoal aqui da região. Ampliamos de 50 para 100 o número de sucateiros que nos atendem e conseguimos melhorar o valor pago a eles pelo material”, enumerou Evanice.

O atendimento para a siderúrgica triplicou a produção da recicladora. “Fazia um tempo que a gente estava em busca de fazer essa parceria com a CSP. A gente conseguiu todas as licenças pra começar e foi muito bom. Era um sonho. A CSP é uma empresa grande, conhecida e bem reconhecida aqui na região”, comemorou Evanice.

Leia também | Operação coíbe crime ambiental em reserva marinha de Arraial do Cabo

15 fornecedores cearenses

A CSP compra, atualmente, sucata exclusivamente de recicladoras brasileiras. No Ceará, a usina conta com mais de 15 fornecedores, que garantem 40% de toda a demanda para a produção de aço. O volume restante é adquirido de outros estados, como Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “A meta é comprar cada vez menos sucata de outros estados e comprar mais do Ceará, especialmente do Pecém”, destaca Olímpio Souza.

A Reciclagem Pecém está atenta à possível ampliação do mercado local. “A gente está fazendo cursos com os nossos funcionários para melhor atender os nossos clientes que chegam aqui e aos catadores também. A nossa expectativa é crescer mais, abranger mais, trazer novos clientes e recicladores também. Dá pra crescer bastante ainda, aqui, no mercado do Pecém”, compartilha Evanice.

Prioridade para empreendedores locais

Até 2023, a siderúrgica deseja cumprir a meta de comprar exclusivamente de fornecedores de SGA e Caucaia os produtos e serviços de nove categorias. São elas: alimentação; material de escritório; material de informática; uniformes; barra/perfil/cantoneira; lavagem de veículos; material de construção; gráfica/reprografia e madeira.

O gerente Geral de Relações Institucionais e Comunicação na CSP, Ricardo Parente, explica que a siderúrgica tem como diretriz garantir o papel social da empresa na comunidade, atuando como um dos agentes catalisadores do desenvolvimento regional. “Ao comprarmos de fornecedores da região, não só contribuímos para o giro da economia local, mas também cooperamos com o aperfeiçoamento dos seus modelos de negócio. Com isto, ajudamos a aumentar a competitividade dessas empresas regionais e, acima de tudo, cumprimos um importante papel social na comunidade”, explicou.

Leia também | XP lança conta digital e passa a oferecer serviços de pagamentos, Pix, transferências, saques e débito

Coprodutos para outras indústrias

A sustentabilidade, que está em toda a cadeia produtiva e de utilização do aço, é um valor para a CSP. Os coprodutos são outra prova disso. A operação de uma usina siderúrgica integrada, como a CSP, gera uma série de sobras do processo de criação do aço, que são chamadas de coprodutos. Eles têm alto valor e usabilidade tanto para o consumo interno da usina quanto para a venda a outras empresas. Ou seja, tudo no processo produtivo do aço é aproveitado.

São óleos, gases, escórias e agregado siderúrgico que servem à indústria de tintas, detergente, plástico, pavimentação e agrícola. Os negócios desenvolvidos a partir dos coprodutos da siderurgia são importantes sob o aspecto financeiro e, principalmente ambiental, pois, há alguns anos, muitos desses coprodutos não tinham a destinação mais adequada. Agora, há mercados bem desenvolvidos e outros em desenvolvimento.

Alinhada à sua visão estratégica de negócio, a CSP adota processos e equipamentos de última geração para que esses coprodutos tenham gestão e destinação adequada, com o menor impacto ambiental possível. Como resultado, a empresa consegue o reaproveitamento de 97% dos resíduos sólidos gerados, índice superior à média do setor siderúrgico no Brasil, que é de 95%.

Acesse www.cspecem.com e saiba mais.

Leia também | Maior oferta de diesel renovável não compensará perda no petróleo, afirmam EUA

Economia Maior oferta de diesel renovável não compensará perda no petróleo, afirmam EUA
Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Diageo amplia fábrica no Ceará

Complexo industrial em Itaitinga simboliza a expansão da produção de bebidas prontas e o fortalecimento do Ceará como polo nacional do setor | Foto: divulgação

03/03/2026

Economia: Diageo amplia fábrica no Ceará Produção de Smirnoff Ice em Itaitinga transforma o Estado em hub nacional de bebidas prontas e reforça estratégia de inovação e sustentabilidade


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Conflito: Israel ataca assembleia do líder iraniano0
    Conflito: Israel ataca assembleia do líder iraniano Bombardeio teria atingido a Assembleia dos Peritos, órgão responsável por escolher o líder supremo do Irã, com 88 aiatolás reunidos
    03/03/2026
  • Geopolítica: Trump admite falta de armas de ponta0
    Geopolítica: Trump admite falta de armas de ponta Presidente dos EUA atribui escassez de armamentos de alta tecnologia a doações feitas por Biden à Ucrânia e afirma que país tem suprimentos para uma “guerra para sempre”
    03/03/2026
  • Segurança: PF desmonta esquema de tráfico no aeroporto0
    Segurança: PF desmonta esquema de tráfico no aeroporto Investigação revelou envio de 85 kg de cocaína de alta pureza do Aeroporto de Fortaleza para a Europa com uso de área restrita
    03/03/2026
  • Conflito: Israel autoriza avanço terrestre no Líbano0
    Conflito: Israel autoriza avanço terrestre no Líbano Operações ao longo da fronteira ampliam confronto com o Hezbollah e abrem novo foco da guerra no Oriente Médio
    03/03/2026
  • Mulher: Alece lança pacto e Espaço Aurora0
    Mulher: Alece lança pacto e Espaço Aurora Programação do Mês da Mulher 2026 reúne ações de saúde, proteção, formação e fortalecimento das políticas públicas no Ceará
    02/03/2026
  • Aeronaves sofreram fogo amigo durante operação militar em meio à guerra contra o Irã; pilotos conseguiram se ejetar com segurança0
    Conflito: Jatos dos EUA são abatidos por engano no Kuwait; veja VÍDEO Conflito: Jatos dos EUA são abatidos por engano no Kuwait
    02/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas