logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Meio Ambiente: Evento no Jardim Botânico do Rio destaca importância da Caatinga
Meio Ambiente Evento no Jardim Botânico do Rio destaca importância da Caatinga
24/04/2022
utebol: Fortaleza garante tetracampeonato cearense com goleada na final contra o Caucaia
Futebol Fortaleza garante tetracampeonato cearense com goleada na final contra o Caucaia
24/04/2022
Exibir tudo

Opinião O Brasil que chora pode sorrir Por Roberto Cláudio, médico sanitarista, político, ex-prefeito de Fortaleza

Opinião: O Brasil que chora pode sorrir

"Aposto na sabedoria do nosso povo para corrigir esse erro de percurso por meio das eleições deste ano", afirma Roberto Claudio.

Tive a curiosidade de pesquisar no texto bíblico a citação em que se fala de um reino dividido e encontrei no Evangelho de Marcos, capítulo 12, versículo 25, no Novo Testamento, o trecho que, traduzido diretamente do grego, diz: “Jesus, porém, conhecendo as reflexões deles, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo está deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não permanecerá de pé”.

Minha curiosidade a este trecho veio no esteio da preocupação do que ocorre, neste momento, em nosso País, agora com a agudização de um crise institucional entre poderes da República, com dispêndio de energia que poderia ser canalizada para tentar equacionar os graves problemas nacionais da atualidade.

Em cumprimento a um script previamente elaborado desde o primeiro dia de Presidência, vemos um roteiro de criação permanente de crises como, suspeita-se, a fórmula diversionista de ocultar a inaptidão gerencial que se evidencia, a cada dia, desde o 1° de janeiro de 2019.

Com uma fila de 14 milhões de desempregados, com a mais absoluta inexistência de políticas públicas para geração de emprego e renda ou atividade que possa dar, minimamente, a dignidade do pai ou mãe de família para assegurar o seu sustento e dos seus, com a estagnação econômica que irrompe do campo à cidade, com a preocupante cena internacional de não aceitação de produtos brasileiros pelo descompromisso com o meio ambiente e, sobretudo, pela estapafúrdia desorganização governamental advinda do planalto central, não vejo como ainda prevalece a disposição do atual ocupante da cadeira de presidente do País para gerar novas e infindáveis crises institucionais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ainda estamos saindo da pior crise sanitária que o mundo enfrentou neste século, estamos à volta com uma grave crise econômica que faz o Brasil incorrer num processo de desindustrialização, com grande parte do nosso parque fabril ocioso ou perdendo competitividade, e experimentamos a incapacidade gerencial de investimentos na direção de uma nova economia porque há, sim, uma revolução em curso e temos a absoluta certeza de que o Brasil está ficando cada vez mais para trás, apesar do sucesso eventual de um ou outro setor da nossa economia conseguir furar a bolha de marasmo governamental a que nos submetemos no momento.

Sabemos que não nos é possível prever o futuro na sua inteireza e apontar o caminho que devemos seguir, mas podemos afirmar, com absoluta certeza, que quanto mais demora-se para analisar o problema, mais tardiamente vem a solução. Isso quando se consegue chegar até ela.

Leia também | Evento no Jardim Botânico do Rio destaca importância da Caatinga

O desafio para trilhar os novos caminhos da economia é absurdamente grande e, ao invés de estarmos debruçados sobre ele, estamos vendo um (des)governo que nada faz para encaminhar projetos e ações no sentido de qualificar um programa estruturante que coloque o Brasil na locomotiva do desenvolvimento.

Estamos perdendo tempo e energia com uma desastrada equipe de governo, que mais prefere o embate inócuo e infrutífero, desrespeitando as reais necessidades da nossa gente.

O Brasil perde o bonde da história e atropela o mais elementar conceito de administração pública e, de forma absoluta, não consegue vislumbrar um caminho a seguir.

Parece que a única cartilha ou manual de instruções existente, hoje, no planalto central, é o que sinaliza para o antagonismo institucional e para a polarização de polêmicas.

Até o final deste quadrante, podemos afirmar, não teremos a elaboração mínima de alguns princípios ou regimento que nos levem enquanto nação a um patamar mínimo de governança para o enfrentamento dos reais problemas nacionais, que não são poucos.

Não se vislumbra, sequer, a possibilidade honesta de discutir sobre uma forma de construir e conceber a economia, com um projeto que insira a população economicamente ativa de novo no mercado, que crie as novas oportunidades de economia criativa para inclusão da nossa juventude, que estabeleça padrões mínimos de obediência ao imperativo de dignidade pelo trabalho para a nossa gente.

Não se discute nem mesmo a reformulação de um sistema que vem, ao longo das últimas décadas, só revalidando o rentismo e a especulação em detrimento da produção.

É inimaginável que consigamos construir um novo País apenas reeditando velhas fórmulas de remuneração do capital e sem, sequer, propor a produção que faça circular bens baseados em conhecimento da nova economia, onde apenas nos condicionamos a realizar a produção de commodities.

Mas esse debate, pelo tempo e pelo governante atuais, parece mesmo ser surreal enquanto vemos nosso País soçobrar diante de uma nova crise, esta patrocinada de “caso pensado”, mais uma vez, por quem já revelou não ter o menor apreço pelo cargo que ocupa e pelas responsabilidades dele advindas.

Nossa “casa” está dividida e mantê-la de pé será uma tarefa hercúlea.

Por isso, aposto na sabedoria do nosso povo para corrigir esse erro de percurso por meio das eleições deste ano.

Afinal, como diria Billy Blanco, “o que dá pra rir, da pra chorar. Questão só de peso e medida. Problema de hora e lugar. Mas tudo são coisas da vida. O que dá pra rir dá pra chorar”.

E vice-versa!


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco. 


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza

Leia também | Comissões da OAB-CE analisam aumento de 24,88% no valor da energia concedido pela Enel

Economia Comissões da OAB-CE analisam aumento de 24,88% no valor da energia concedido pela Enel
Compartilhar

Artigos Relacionados

Mobilidade: Elétricos ganham espaço na mobilidade urbana

Veículos elétricos e híbridos ampliam presença nas ruas do Ceará e impulsionam demanda por eletropostos, infraestrutura residencial de recarga e serviços especializados de manutenção | Foto: Imagem ilustrativa

24/09/2026

Mobilidade: Elétricos ganham espaço na mobilidade urbana Ceará amplia mercado de veículos eletrificados, enquanto infraestrutura de recarga, custos e manutenção acompanham transformação do setor automotivo. Por Leonardo Mendonça


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 01/10/2026

    Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro Submarino Almirante Karam concluiu primeira imersão estática no Rio de Janeiro e deve ser entregue ao setor operativo em 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Defesa: Marinha aprova teste de novo submarino brasileiro

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

Últimas Notícias

  • WhatsApp amplia controle parental para adolescentes0
    Tecnologia: WhatsApp amplia controle parental para adolescentes Novos recursos permitem aos responsáveis definir configurações de privacidade e receber alertas sobre grupos e conversas
    01/10/2026
  • Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 20260
    Justiça: Defensores públicos do Ceará atuam na Missão de Observação Eleitoral 2026 Atuação ocorre antes, durante e após as eleições, com acompanhamento de testes de urnas, votação, apuração e garantia de acesso ao voto
    01/10/2026
  • Eleições: TRE-CE inicia transporte de urnas em Fortaleza0
    Eleições: TRE-CE inicia transporte de urnas em Fortaleza Equipamentos serão levados a 678 locais de votação da Capital até sábado, véspera do primeiro turno das Eleições 2026
    01/10/2026
  • TSE mantém remoção de posts sobre Flávio Bolsonaro0
    Justiça: TSE mantém remoção de posts que relacionam Flávio Bolsonaro a caso Nossa Senhora Aparecida Ministros divergiram sobre o alcance da decisão que retirou publicações associando o candidato a uma suposta iniciativa contra o título de Nossa Senhora Aparecida
    01/10/2026
  • Saúde: Dia do Idoso alerta para riscos da automedicação0
    Saúde: Dia do Idoso alerta para riscos da automedicação Uso de vários medicamentos, erros de horários e combinações inadequadas exigem atenção redobrada na terceira idade
    01/10/2026
  • Política: Romeu aposta em tecnologia para juventude0
    Política: Romeu aposta em tecnologia para juventude Proposta busca ampliar formação, empreendedorismo, acesso à cultura e oportunidades para jovens cearenses
    01/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas