logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
+Milionária: Governo Federal autoriza criação de nova loteria
+Milionária Governo Federal autoriza criação de nova loteria
18/04/2022
C-Jovem: Projeto no Ceará capacitará estudantes da rede pública para atuar no mercado de novas tecnologias
C-Jovem Projeto capacitará estudantes da rede pública do Ceará para atuar no mercado de novas tecnologias
19/04/2022
Exibir tudo

Opinião Lucrar é um meio, fazer o bem é o fim Por Stephanie Crispino, CEO da Tribo

Opinião: Lucrar é um meio, fazer o bem é o fim

"O lucro é uma forma de continuar gerando cada vez mais impacto. Temos a consciência de que neste novo capitalismo que surge, fazer o bem é o fim" | Foto: reprodução

Você provavelmente já ouviu a união entre duas palavras que talvez soem distantes: capitalismo consciente. Em um mundo que tem demonstrado níveis cada vez maiores de incerteza e em um Brasil no qual vemos escancarada as necessidades refletidas nos objetivos de desenvolvimento sustentável, ou ODS, da ONU, precisamos repensar quais são as diretrizes que ditam os resultados e o dia a dia dos negócios.

Capitalismo Consciente, Nova Economia, a própria Agenda 2030 da ONU ou um termo ainda mais comum no vocabulário de negócios de hoje, ESG, mostram qual é esse novo farol que pode guiar o futuro do trabalho e das empresas. Isso porque reforçam a importância das organizações assumirem a sua responsabilidade nessa mudança. Vivemos uma realidade interconectada e cada empresa dentro de uma certa cadeia produtiva tem o seu papel nesse despertar. Das empresas de telefonia móvel, de energia até mesmo a fabricante do fio de cobre, que levam luz, internet e, assim, permitem o acesso ao trabalho e aos estudos para milhares de pessoas que hoje fazem isso de suas próprias casas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Afinal, qual é esse papel das empresas? A responsabilidade não só pelo aspecto econômico que tem sido reforçado desde a famosa frase “as empresas existem para dar retorno aos seus acionistas”, ideia publicada em um artigo no The New York Times, em 1971, por Milton Friedman. Mas também pelo seu impacto no entorno, seja ele ambiental, como a área de sustentabilidade vem se destacando com cada vez mais afinco dada a emergência das mudanças climáticas, seja ele social. Qualquer organização, desde que começamos com essa estrutura econômica, possui intrinsecamente uma função social e uma responsabilidade pelo seu impacto nas pessoas que fazem parte do seu time, seus consumidores e a comunidade como um todo que é impactada direta ou indiretamente pelas suas atividades.

Essas novas diretrizes para um capitalismo mais consciente, sustentável e, porque não dizer, saudável do que o que vivemos hoje pede justamente por assumir a responsabilidade de cuidar das pessoas e de reduzir as desigualdades que o atual sistema capitalista gera. O lucro não é a razão pela qual existimos, mas uma das consequências alcançáveis necessárias para a sobrevivência, porém insuficiente para o impacto.

Se a maior prioridade da empresa é gerar lucro, será apenas isso que ela priorizará frente a decisões difíceis. Há um foco maior no interesse dos acionistas e quando isso se torna a única prioridade, os demais stakeholders sofrem, colocando em risco a sustentabilidade do negócio no médio e longo prazo. Se queremos pessoas que “vestem a camisa” e tem “cabeça de dono”, precisamos criar uma proposta de valor como empresa que realmente permita não só o reconhecimento financeiro justo, mas também a realização profissional e o bem estar das pessoas.

Gerar lucro para acionistas não é um motivador que gera engajamento. Compreender o propósito, valores e outros aspectos culturais da empresa farão toda a diferença para criar um engajamento estratégico e, assim, conectar o que é importante para as pessoas com o que é importante para a empresa. Por isso não cansamos de repetir na Tribo que todo desafio de negócio é, na verdade, um desafio de gente.

A mesma lógica vale para a visão da comunidade como um dos stakeholders chave dos negócios. A empresa precisa reconhecer o seu atual impacto e o quanto dele é negativo ou positivo na sociedade como um todo. O mundo precisa de empresas que maximizarão o seu impacto e não apenas o seu lucro. O lucro é uma forma de continuar gerando cada vez mais impacto. Temos a consciência de que neste novo capitalismo que surge, fazer o bem é o fim. Lucrar é só mais um meio.


Stephanie Crispino é CEO da Tribo, consultoria com foco na humanização de culturas, integrando propósito e resultados. Atua por meio da ativação da Cultura e Identidade, de programas de Desenvolvimento Humano e da estruturação de uma Gestão Consciente. A tribo aposta na cultura dos negócios como meio para evolução da cultura de uma sociedade. Com 5 anos de existência, mais de 25.000 colaboradores passaram por Projetos de Evolução Cultural e Gestão Consciente em 2020. A empresa faz parte do Grupo Anga&Din4mo, holding que atua como uma plataforma de inovação e empreendedorismo focada em empreender negócios capazes de promover prosperidade social, ambiental e econômica coletiva.

Stephanie Crispino, CEO da Tribo

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Leia também | Plataforma educacional da Arcos Dorados oferece novos cursos gratuitos

Capacitação Plataforma educacional da Arcos Dorados oferece novos cursos gratuitos
Compartilhar

Artigos Relacionados

Turismo: Rota das Falésias fortalece integração no Ceará

Projeto une municípios, empresários e comunidades para impulsionar o turismo sustentável no litoral leste cearense | Foto: divulgação

07/05/2026

Turismo: Rota das Falésias fortalece integração no Ceará Por Mamede Rebouças, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (ASSETUC) e um dos idealizadores da Rota das Falésias


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Últimas Notícias

  • Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro0
    Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro Mandados também miram Ricardo Magro, dono da Refit; ordem foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
    15/05/2026
  • Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down0
    Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down Projeto transforma vidas com apoio da Alece no Ceará
    15/05/2026
  • Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama0
    Infraestrutura: Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama Equipamento esportivo no bairro Luciano Cavalcante receberá requalificação completa após paralisação desde 2024
    14/05/2026
  • Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme0
    Cinema: Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme GOUP Entertainment e Mário Frias afirmam que cinebiografia de Jair Bolsonaro foi financiada apenas com capital privado
    14/05/2026
  • Áudio de Flávio gera reação entre empresários0
    Política: Áudio de Flávio gera reação entre empresários Elite empresarial reunida em Nova York avalia desgaste político e passa a discutir alternativas da direita para 2026
    14/05/2026
  • PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro0
    Política: PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro Apuração busca esclarecer se recursos de Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas do deputado nos Estados Unidos
    14/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas