logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Gestão: Governadora Izolda Cela reúne secretariado e reforça compromisso com entrega de serviços aos cearenses
Gestão Governadora Izolda Cela reúne secretariado e reforça compromisso com entrega de serviços
04/04/2022
Segurança: Receita Federal apreende 337kg de cocaína no Porto de Itaguaí (RJ)
Segurança Receita Federal apreende 337kg de cocaína no Porto de Itaguaí (RJ)
04/04/2022
Exibir tudo

Gestão Sarto anuncia envio de projeto de lei para criação de mais cargos na área da saúde mental Com a criação dos cargos, serão convocados 58 profissionais do cadastro reserva do Edital 77/2018

Gestão Sarto anuncia envio de projeto de lei para criação de mais cargos na área da saúde mental

Durante o anúncio, o prefeito José Sarto frisou que a preocupação com a saúde mental do povo de Fortaleza, sobretudo dos jovens, é uma das prioridades da sua gestão | Foto: Thiago Gaspar/PMF

O prefeito José Sarto anunciou, nesta segunda-feira (04/04), o envio de Projeto de Lei à Câmara Municipal para criação de cargos para convocação de 58 profissionais do cadastro reserva do Edital 77/2018, referente ao concurso público para cargos de nível superior na área da saúde mental, entre enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e psicólogos.

“Estou enviando o projeto hoje mesmo para a Câmara de Vereadores. Após aprovação, vamos convocar esses profissionais de nível superior para reforçar o atendimento e nos ajudar a melhorar a abordagem de saúde mental em Fortaleza”, afirmou o prefeito José Sarto. O anúncio do Projeto de Lei que cria os novos cargos ocorreu durante o Seminário Intersetorial da Saúde Mental de Fortaleza, evento promovido pela Prefeitura em parceria com a organização global de saúde Vital Strategies e o Instituto Cactus.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Durante o anúncio, o prefeito José Sarto frisou que a preocupação com a saúde mental do povo de Fortaleza, sobretudo dos jovens, é uma das prioridades da sua gestão. “O mundo moderno impõe desafios à saúde mental dos jovens, algo que já era notado desde antes da pandemia. É muito importante que a gente perceba, diagnostique e proponha políticas públicas de acompanhamento da saúde mental numa proposta intersetorial, articulando diferentes secretarias e institutos parceiros”, ressaltou.

As novas contratações representam um investimento de R$ 271,2 mil por mês, que incrementará a Rede de Saúde Mental. O concurso para atuação na Rede de Atenção Psicossocial do Município (RAPS), realizado em 2018, convocou 88 profissionais, conforme previsto no edital. O contingente adicional de 58 profissionais será convocado após aprovação do Projeto de Lei pelos vereadores.

A secretária municipal de saúde, Ana Estela Leite, reforçou a importância da preocupação com a saúde mental e celebrou o projeto de criação de novos cargos. “A saúde mental é de fundamental importância, pois perpassa todas as fases da vida. Nesse sentido, o prefeito José Sarto, entendendo a centralidade da questão, quer convocar esses 58 profissionais para atuarem na nossa rede”, comentou.

A contratação efetiva realizada mediante concurso garante uma continuidade nos atendimentos aos pacientes. “O vínculo efetivo do profissional com o paciente na área da saúde mental é de extrema importância na continuidade do tratamento multiprofissional”, explica Arildo Lima, gerente da Célula de Saúde Mental de Fortaleza.

Leia também | Governadora Izolda Cela reúne secretariado e reforça compromisso com entrega de serviços

Rede de Atenção Psicossocial

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Fortaleza é composta por 23 equipamentos, sendo 15 Centros de Atenção Psicossocial (seis gerais, dois de atendimento infantil e sete de atendimento a dependentes de álcool e outras drogas), cinco unidades de acolhimento para dependentes químicos e três residências terapêuticas.

Além disso, a Prefeitura dispõe de uma rede de apoio à internação com 25 leitos infantojuvenis na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai) e 12 leitos para desintoxicação na Santa Casa de Misericórdia.

A média mensal de atendimentos é 14,5 mil nos seis CAPS Gerais, 8,5 mil nos sete CAPS AD e 3,5 mil nos dois CAPS Infantis. Dentre as principais demandas atendidas estão: os transtornos mentais comportamentais, como autismo e esquizofrenia, episódios depressivos, distúrbio de conduta, bipolaridade, dependência de álcool e outras drogas, entre outros.

O serviço é porta aberta, no qual o usuário pode procurar diretamente, ou ser encaminhado por um dos 116 postos de saúde da Capital, que atendem, entre outras necessidades, demandas de saúde mental. Nos CAPS é feita uma avaliação inicial e, de acordo com a necessidade do usuário, é feito o encaminhamento aos serviços de cada unidade.

Leia também | Começa hoje prazo para pedir isenção no Enem

Convocação de profissionais

Em 2018, além das vagas de ensino superior do Edital 77/2018, foram convocados, através do Edital 78/2018, 45 médicos para atuação na Rede de Atenção Psicossocial. Os profissionais são das especialidades clínico geral, neurologia pediátrica e psiquiatria.

Leia também | Começa em todo o país a vacinação contra a gripe

Saúde Começa em todo o país a vacinação contra a gripe
Compartilhar

Artigos Relacionados

Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro

Polícia Federal cumpre mandados de busca contra Cláudio Castro (foto) e Ricardo Magro, dono da Refit, em operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF | Foto: Alan Santos/PR

15/05/2026

Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro Mandados também miram Ricardo Magro, dono da Refit; ordem foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Últimas Notícias

  • Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro0
    Investigação: PF faz buscas contra Cláudio Castro Mandados também miram Ricardo Magro, dono da Refit; ordem foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
    15/05/2026
  • Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down0
    Inclusão: Arte fortalece autonomia de alunos Down Projeto transforma vidas com apoio da Alece no Ceará
    15/05/2026
  • Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama0
    Infraestrutura: Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama Equipamento esportivo no bairro Luciano Cavalcante receberá requalificação completa após paralisação desde 2024
    14/05/2026
  • Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme0
    Cinema: Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme GOUP Entertainment e Mário Frias afirmam que cinebiografia de Jair Bolsonaro foi financiada apenas com capital privado
    14/05/2026
  • Áudio de Flávio gera reação entre empresários0
    Política: Áudio de Flávio gera reação entre empresários Elite empresarial reunida em Nova York avalia desgaste político e passa a discutir alternativas da direita para 2026
    14/05/2026
  • PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro0
    Política: PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro Apuração busca esclarecer se recursos de Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas do deputado nos Estados Unidos
    14/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas