O prefeito de Fortaleza, José Sarto, inaugurou, nesta segunda-feira (14/02), o Centro de Educação Infantil (CEI) Irmã Zeferina Maria, no bairro Messejana. Esta é a segunda unidade de Educação Infantil da Rede Municipal entregue pela gestão municipal neste ano. No último dia 8 de fevereiro, a Barra do Ceará recebeu o CEI Maria Aglaê Gonçalves Monteiro. Somente em 2021, a Prefeitura entregou 11 novos CEIs à população de Fortaleza.
O novo CEI beneficia 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade. Do total de vagas, oito são destinadas ao atendimento de berçário. A unidade iniciou o atendimento na última semana.
>>>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<<<
Durante a entrega, Sarto exaltou a implantação da Sala de Inovação e Tecnologias, novidade nos Centros de Educação Infantil, e os berçários, presentes em todas as unidades inauguradas pela gestão.
“Tem esse espaço inovador, chamado Sala de Tecnologia e Inovação, onde a criança vai ser apresentada a materiais que vão servir para instigar a curiosidade e mexer com o cognitivo. Elas vão interagir com materiais como madeira, plástico, lupa. É mais um equipamento que a gente vai usar para estimular as crianças a se conectarem com o mundo, de modo geral”, disse o prefeito.
A Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil é um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.
No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.
Leia também | Semana de Arte Moderna, marco da construção histórica e cultural do Brasil, completa um século
O equipamento teve investimento total de R$ 3.116.132,65, oriundos do tesouro municipal. Para equipar a unidade, a Prefeitura investiu mais R$ 97.672,17.
A infraestrutura do CEI é composta de berçário, nove salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium.
Com a entrega da nova unidade de ensino, a Prefeitura contabiliza 13 CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto – nos bairros Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), José Walter (Residencial Cidade Jardim), Papicu, Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga e Barra do Ceará.
Todas as unidades contam com atendimento de berçário, promessa de campanha do prefeito José Sarto, no que diz respeito à construção de novas unidades e a disponibilidade de berçários nestas. Outras 22 unidades estão em construção em diversos bairros da Cidade.
De acordo com a secretária da Educação, Dalila Saldanha, todos os CEIs também vão passar a ter o novo espaço dedicado ao estímulo da criatividade das crianças. A novidade faz parte do aprimoramento do projeto pedagógico para a Primeira Infância, segundo Saldanha
“Agora, a gente coloca mais uma inovação do plano de governo do prefeito Sarto, que é a Sala de Tecnologia e Inovação, justamente para promover o desenvolvimento das diversas linguagens ainda no período da primeira infância. É um espaço de criatividade, envolvendo arte, elementos da natureza, para que assim as diversas leituras de mundo possam ser feitas e as crianças se desenvolvam dentro do ambiente escolar”, destacou a secretária.
Cláudia Maria Tibúrcio Costa é mãe do Arthur, de 3 anos, uma das crianças a receber o kit escolar das mãos do prefeito durante a entrega do CEI em Messejana. Ao elogiar a nova creche, a genitora afirmou que o espaço acolhedor ajudou o filho a se adaptar de forma rápida.
“Esta creche veio para ajudar muitas mães que estavam precisando, muitas precisam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos. O espaço é muito bom, me sinto mais segura deixando ele aqui. A criança se desenvolve mais, tem tempo para tudo aqui, para brincar e para estudar, é uma estrutura ótima, eu amei e ele se adaptou bem”, contou a mãe.
Leia também | Senador Cid Gomes propõe que vacinação contra Covid-19 seja obrigatória no Brasil
2 Comments
isso todo e muito lindo há 2anos esperando uma vaga para minha netinha.até quando tem que fica esperando. mi
Eu quero uma vaga na creche você não está intendo . há 2anos eu busco uma vaga para minha netinha. Eu uma vaga na creche sera que a minha netinha tem direito…