logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Perigo: Zoológico de Brasília é evacuado após uma onça fugir de recinto
Perigo Zoológico de Brasília é evacuado após uma onça fugir de recinto
08/01/2022
Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) resgatou, ao longo de 2021, 601 banhistas em todo o Estado
Vidas Salvas O Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) resgatou, ao longo de 2021, 601 banhistas em todo o Estado. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando militares da corporação salvaram 404 e 445 banhistas. O CBM também realizou 102.366 ações de prevenção e encontrou 67 crianças e idosos perdidos.
08/01/2022
Exibir tudo

Desastre Geólogo da UFRJ diz que acidente com lanchas em Capitólio (MG) era tragédia anunciada Número de mortos subiu para seis. Há pelo menos 4 desaparecidos. Vídeo mostra o momento exato em pedra gigante cai em cima das vítimas

Desastre: Geólogo da UJRF diz que acidente com lanchas em Capitólio (MG) era tragédia anunciada

Especialista afirma que é necessário interditar alguns trechos usados hoje nos passeios, para evitar a aproximação dos turistas aos locais de maior risco, especialmente em período de chuvas | Foto: reprodução/Internet

Reportagem atualizada às 20h38

O professor Doutor em Geomorfologia, Titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Wagner Castro, disse em entrevista ao Portal Terra da Luz que o acidente envolvendo 4 lanchas usadas em passeios turísticos e que foram atingidas por um grande bloco de rocha, neste sábado (08/01), trata-se de uma tragédia anunciada.

“É mais uma tragédia anunciada no Brasil porque parte da área da represa formada por cânions da região de Capitólio (MG), é considerada de alto risco geológico! As rochas de padrão íngreme são muito fraturadas. As chuvas torrenciais na região elevaram em muito a pressão hidrostática sobre o maciço rochoso, provocando o desabamento do bloco, gerando assim, a tragédia. Eu acredito também que durante a construção da represa artificial possa ter ocorrido o uso de explosivos. Então essa combinação de padrão de fraturamento regional de rocha exposta somada a muita chuva muito, que chegou a causar uma tromba d’água, favoreceu a queda do bloco e, consequentemente, essa tragédia sobre o turismo da região de Capitólio”, afirma o especialista.

Foto: reprodução/Internet

A tromba d’água pode ser vista num dos vídeos feitos por turistas (veja vídeo abaixo) que estavam no local do desastre. Nos vídeos que passaram a circular nas redes sociais é possível ver três lanchas próximas ao local em que o grande bloco de pedra desaba.

Além da tromba d’água, as imagens mostram o começo do desmoronamento das pedras, que se desprendem de um imenso paredão. Os turistas tentam, em vão, alertar os ocupantes dos barcos atingidos. As cenas dos vídeos são desesperadoras. Confira!

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Vítimas

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais sete mortes foram confirmadas e há quatro desaparecidos. Durante o sábado, outras 23 foram medicadas na Santa Casa de Capitólio e liberadas. Nove permaneceram internadas.

As buscas estão a cargo de equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros, com reforço do Batalhão de Operações Aéreas, que teve muitas dificuldades para operar por causa do mau tempo, e mergulhadores.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cada lancha de passeio usada no Lago de Furnas tem capacidade para transportar 12 pessoas. A informação preliminar é que, no momento do acidente, havia por volta de setenta pessoas fazendo turismo na região.

Risco elevado

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, explica que há riscos de novos desabamentos, já que há rochas sedimentares na região. “É possível que haja novos acidentes, porque a água das chuvas penetra nas rochas, que têm menor resistência à ação da água e de vento”.

Segundo o professor Wagner Castro, devido à formação geológica das rochas que formam os cânions do Lago de Furnas, seria necessário interditar alguns trechos usados hoje nos passeios, para evitar a aproximação dos turistas aos locais de maior risco. Nos períodos de chuva, principalmente de chuva intensa como as que têm ocorrido nos últimos dias, as lanchas sequer deveriam sair dos pontos de embarque.

Professor da UFRJ Wagner Castro, Doutor em Geologia

“Durante o período de chuva, essa região deveria ser quase toda interditada, principalmente nas regiões, onde ocorre esses paredões muito íngremes, essas escarpas quartzídicas, porque elas são muito fraturadas e é claro que, se você tem uma percolação d’água a montante nas vias de drenagem superficiais, essas áreas se tornam de altíssimo risco geológico, então, durante o período de chuva e até mesmo sem ser em período de chuva, muito dessas regiões devem ser interditadas por causa do risco de acidentes”, afirma o Doutor Wagner Castro.

Leia também | Prédio de cinco pavimentos desaba em Taguatinga, no Distrito Federal

Cânions do Lago de Furnas

Muito procurada por turistas, a região de Capitólio tem cânions naturais, águas boas para navegação e diversão aquática. Além disso, a região é próxima de áreas urbanas, onde há estrutura de hotéis, pousadas e casas de veraneio para atender a demanda dos visitantes.

A recomendação do tenente é que, num momento de fortes chuvas, as pessoas mantenham distância segura de estruturas rochosas. “Essa  recomendação pode ser reavaliada após análise dos bombeiros”, diz.

Sobre o Especialista

Wagner Castro é pesquisador do CNPq (1D). Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador do Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia & Meio Ambiente do Departamento de Geologia & Paleontologia do Museu Nacional – UFRJ; Professor do Departamento de Geologia – IGEO/ UFRJ. Doutor em Geomorfologia (Geociências – Conceito CAPES 7) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Mestre em Sedimentologia – Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995); Especialista em Avaliação de Impacto Ambiental – COPPE/UFRJ (1987) e Educação Ambiental – UNB (1986). Autor de livros e de diversos trabalhos em revistas cientificas internacionais e nacionais. Desenvolve projetos de pesquisas nas áreas de variações do nível relativo do mar e dinâmica costeira em cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e a Universidade Nelson Mandela (África do Sul). Suas principais áreas de interesse e atuação são: Estudos dos processos eólicos em dunas costeiras; Estudo das variações do nível do mar durante o Holoceno; Erosão costeira; Mudanças globais e impactos ambientais; Transporte de sedimentos em praias e áreas portuárias; Sedimentação carbonática holocênica e ambientes análogos; Contaminação de praias por derivados de petróleo; e Estudos, perícia e avaliação de impactos ambientais em terrenos sedimentares. Leciona as disciplinas de Geologia Marinha, Geologia Costeira, Sedimentologia e Geologia Ambiental nos cursos de graduação e pós-graduação em geologia e geociências da UFRJ. Sócio da International Associacion Sedimentologist – IAS, da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA e da Sociedade Brasileira de Geologia – SBGeo. Ex Vice Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA.

Leia também | Represa transborda em Minas Gerais e interdita BR-040. Veja imagens da inundação

Temporal Represa transborda em Minas Gerais e interdita BR-040. Veja imagens da inundação

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas