logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Lei que garante reajuste de 11% a servidores públicos de Fortaleza é sancionada pelo prefeito José Sarto
Gestão Os servidores públicos de Fortaleza terão reajuste salarial de 11%. A lei, que garante aumento real, foi sanciona pelo prefeito José Sarto e já está publicada no Diário Oficial do Município. O reajuste será escalonado: 4% em fevereiro, 4% em agosto e 3% em dezembro de 2022. O acréscimo na folha de pagamento do município será R$ 500 milhões.
24/12/2021
Incêndio em ferry boat em Bangladesh deixa 38 mortos e mais de 50 feridos
Tragédia Incêndio em ferry boat deixa 38 mortos em Bangladesh. O fogo teve origem na casa de máquinas do navio durante a madrugada, perto das 3h (hora local). O número de mortos pode aumentar. 50 feridos deram entrada no hospital, alguns deles em estado considerado crítico. As causas do incêndio são desconhecidas.
24/12/2021
Exibir tudo

Pandemia Para cientistas, variante Ômicron é alerta da ameaça do vírus da Covid-19 Conclusão está em análise publicada na Science, a mais conceituada revista científica do mundo

Pandemia: Para cientistas, variante Ômicron é alerta da ameaça do vírus da Covid-19

Segundo a pesquisa, a continuidade da transmissão do coronavírus em populações muito vacinadas mostra a necessidade de ampliar a vacinação em todos os grupos etários | Foto: Jakub Porzycki/Reuters

O surgimento de variantes como a Ômicron é “um alerta da ameaça” que significa o risco do SARS-CoV-2 e a importância das vacinas que, com a terceira dose, podem restaurar a eficácia em mais de 90% em caso da doença grave. A conclusão consta de análise publicada na Science., a revista científica mais conceituada do mundo.

O microbiólogo da Universidade de Cambridge, Ravindra Gupta, e o pesquisador do Scripps Research Translational Institute, Eric Topol, analisaram estudos recentes sobre infecções após a vacinação e sobre a eficácia das doses de reforço na proteção contra variantes, em especial a Delta.

Os autores lembram os elevados níveis de proteção das vacinas de ARN, como a Pfizer e a Moderna, contra a Covid-19 sintomática, mas que diminuem com o tempo, especialmente nas pessoas com mais idade e nas imunodeprimidas.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Fator Tempo

Os estudos indicam que o tempo é fator-chave na diminuição da eficácia das vacinas e que a perda de proteção provavelmente ocorreu pelo aumento da prevalência da variante Delta, dizem os cientistas.

Os estudos imunológicos da resposta às injeções de reforço, administradas seis meses depois da vacinação completa, mostram “de forma uniforme a indução de quantidades muito elevadas de anticorpos neutralizantes”.

Os autores citam um estudo realizado em Isarel, onde mais de 1,1 milhão de pessoas com mais de 60 anos receberam o reforço de uma vacina de ARN, que conseguiu restaurar uma eficácia de mais de 90% contra a covid-19 grave.

Apesar de os esforços serem importantes e poder continuar durante algum tempo, as intervenções não farmacêuticas, como o uso de máscaras e o distanciamento social, não só ajudam a reduzir os casos de covid-19, como também limitam a oportunidade de surgirem variantes que podem afetar a imunidade.

As novas variantes podem evoluir a partir da Delta, serem totalmente diferentes e, inclusive, “ser recombinações de variantes devido a infecções mistas dentro de hóspedes individuais”.

Leia também | Médicos liberam Pelé do hospital para passar o Natal com a família

Ômicron

O especialistas referem-se também à variante B.1.1.529 (Ômicron), que vai ganhando terreno em todo o mundo e que apresenta múltiplas mutações.

A continuidade da transmissão do coronavírus em populações muito vacinadas “mostra a necessidade de ampliar a vacinação em todos os grupos etários, mantendo ao mesmo tempo as medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras”, consideram Gupta e Topol.

Por RTP – Lisboa/Agência Brasil

Leia também | Gripe ou covid-19? Por que é importante testar?

Saúde Gripe ou covid-19? Por que é importante testar?
Compartilhar

Artigos Relacionados

Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo

Tecnologia e inteligência artificial transformam a experiência do público em grandes shows e festivais de música | Foto: divulgação

27/03/2026

Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo Ferramentas inteligentes transformam festivais e ampliam conexão entre artistas e público


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

Últimas Notícias

  • Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo0
    Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo Ferramentas inteligentes transformam festivais e ampliam conexão entre artistas e público
    27/03/2026
  • Política: CPMI apresenta relatório final0
    Política: CPMI apresenta relatório final Parecer será analisado após decisão do STF que barrou prorrogação da comissão
    27/03/2026
  • Cultura: Vitória lança single romântico0
    Cultura: Vitória lança single romântico “Dando Love” aposta em leveza, emoção e ritmo envolvente para conquistar o público
    26/03/2026
  • Política: Alece cria Medalha Ariosto Holanda0
    Política: Alece cria Medalha Ariosto Holanda Honraria vai reconhecer contribuições à ciência, tecnologia e inovação no Ceará
    26/03/2026
  • Cultura: MFF expõe guerra na Ucrânia0
    Cultura: MFF expõe guerra na Ucrânia Mostra reúne imagens impactantes e propõe reflexão sobre um dos conflitos mais marcantes do século XXI
    26/03/2026
  • História: Ossada pode ser de D’Artagnan0
    História: Ossada pode ser do mosqueteiro D’Artagnan Achado em igreja na Holanda levanta hipótese sobre local de sepultamento do lendário mosqueteiro
    26/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas