logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ômicron: G7 fala em "maior ameaça à saúde pública"
Ômicron G7 fala em “maior ameaça à saúde pública”
17/12/2021
Jogador precisou remarcar o voo. Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Confusão Réver, do Atlético-MG, se envolve em confusão com torcedor do Cruzeiro
17/12/2021
Exibir tudo

Inovação Ceará recebe primeiro Laboratório especializado em Prototipação de tecnologias em Saúde O núcleo agrega pesquisadores, setor público e industrial para inovações em produtos, sistemas e máquinas hospitalares de baixo custo

Inovação: Ceará recebe primeiro Laboratório especializado em Prototipação de tecnologias em Saúde

O LPS é o primeiro laboratório especializado em prototipação ágil do Nordeste voltado inteiramente à saúde | Foto: Tatiana Fortes/GovCE

Um convênio assinado entre o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) com a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde, nesta segunda-feira (20/12), marca a criação da Rede de Inovação Aberta para a Saúde na qual pesquisadores, profissionais de saúde e o setor industrial atuarão conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas para o segmento.

E para fortalecer essa rede será criado o Laboratório de Prototipação em Saúde (LPS), sediado no Instituto Idesco, localizado em Fortaleza. O LPS é o primeiro laboratório especializado em prototipação ágil do Nordeste voltado inteiramente à saúde. Será aberto a parceiros da rede de inovação e disponibilizará equipe especializada em eletrônica, mecatrônica, mecânica, corte laser e impressão 3D, entre outras áreas. Toda a infraestrutura é oferecida para apoiar pesquisadores e pesquisadoras no desenvolvimento de suas criações dentro das normas estabelecidas pela Anvisa e assim facilitar o processo de homologação.

Um dos objetivos é criar e aperfeiçoar protótipos, com menor custo de produção, para que possam ser aplicados na Saúde. Entre as possibilidades de prototipagem estão: equipamentos, invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, programas de computador, entre outras.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Cooperação Técnica

Pelo Acordo de Cooperação Técnica, que terá duração inicial de cinco anos, o Idesco, instituição de Ciência e Tecnologia, fundada no Ceará há dezenove anos, será responsável pelo Laboratório e por assessorar a ESP/CE, divulgar as inovações e gerenciar o portfólio dos produtos. 

A parceria tem ainda, entre seus objetivos, o fortalecimento do papel da Escola enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) no incentivo à produção e incorporação de conhecimento e novas tecnologias para o fortalecimento do SUS.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE, Alice Pequeno, explica que as atividades previstas para esse ciclo envolvem o desenvolvimento de um programa de formação de uma rede de inovação que contará com a participação de diferentes instituições. 

“Vamos também desenvolver um programa de capacitação em inovação aos gestores com vistas a abordar as temáticas relacionadas à inovação tecnológica em especial para aquilo que é necessário para o fortalecimento das nossas ações e serviços de saúde”, ressalta.

Entre os projetos que já integram a carteira do LPS estão, por exemplo, produtos desenvolvidos durante a pandemia para o tratamento de pacientes de Covid-19 como o ventilador pulmonar (Abanar) que deverão ser aprimorados, além de inovações em videolaringoscópios e o desenvolvimento de tecnologias correlatas ao projeto do Elmo (capacete de respiração assistida) permitindo ampliar o uso em pacientes e melhorar resultados nos tratamentos, além de trazerem como solução a redução significativa do custo de produção de tecnologias médicas.

“O LPS se posiciona em uma jornada de evolução de tecnologias em saúde.  Irá promover, inclusive, a difícil tarefa de completar o ciclo de inovação, entre as universidades e indústria” declara Samuel Façanha, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e Pesquisador Colaborador do LPS (IDESCO).

Serviço

Assinatura de Convênio de Criação do Laboratório de Prototipação em Saúde – LPS/Idesco e Escola de Saúde Pública do Ceará
Data: 20.12.2021
Horário: 9h30
Local: Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles

Leia também | Vacina da Pfizer contra covid-19 pode ser usada em crianças com idades de 5 a 11 anos

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Prazo para deixar cargos termina neste sábado

Prazo para desincompatibilização movimenta cenário político às vésperas das eleições de 2026 | Foto: reprodução

04/04/2026

Política: Prazo para deixar cargos termina neste sábado Regra eleitoral exige afastamento de gestores públicos seis meses antes do pleito de 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

Últimas Notícias

  • Política: Prazo para deixar cargos termina neste sábado0
    Política: Prazo para deixar cargos termina neste sábado Regra eleitoral exige afastamento de gestores públicos seis meses antes do pleito de 2026
    04/04/2026
  • Espaço: Artemis II avança e prepara observação lunar0
    Espaço: Artemis II avança e prepara observação lunar Astronautas realizam testes de segurança e treinamentos a caminho da Lua
    04/04/2026
  • Tragédia: Bombeiros confirmam 4ª vítima de queda no RS0
    Tragédia: Bombeiros confirmam 4ª vítima de queda no RS Buscas são encerradas após localização de todas as vítimas em acidente aéreo em Capão da Canoa
    04/04/2026
  • Acidente: Helicóptero cai na Barra e vítimas são salvas0
    Acidente: Helicóptero cai na Barra e vítimas são salvas. Veja vídeo do resgate Queda ocorreu na Praia da Barra da Tijuca e três pessoas foram resgatadas com vida
    03/04/2026
  • Tragédia: Queda de avião deixa quatro mortos no RS0
    Tragédia: Queda de avião deixa quatro mortos no RS; câmera registra queda. Veja vídeo Aeronave de pequeno porte atingiu restaurante após colidir com poste em Capão da Canoa
    03/04/2026
  • Mundo: Irã divulga imagem e CNN contesta versão0
    Mundo: Irã divulga imagem e CNN contesta versão Análise aponta que destroços são de um F-15, e não de um caça stealth F-35 como alegado por autoridades iranianas
    03/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas