logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Índice Nacional de Custo da Construção sobe 0,71% em novembro
Economia Índice Nacional de Custo da Construção sobe 0,71% em novembro
25/11/2021
Laudo Pericial: Marília Mendonça e demais ocupantes do avião que caiu em Caratinga (MG) morreram pelo impacto
Laudo Pericial Marília Mendonça e demais ocupantes do avião que caiu em Caratinga (MG) morreram pelo impacto
26/11/2021
Exibir tudo

Saúde População Vale do Jaguaribe recebe novo Hospital Regional com 304 leitos Equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (25/11) e já está em funcionamento

Saúde: População Vale do Jaguaribe recebe novo Hospital Regional com 304 leitos

A unidade custou R$ 208 milhões aos cofres do Governo do Ceará e atenderá, preferencialmente, 550 mil habitantes de 20 municípios da região | Foto: Evaldo Lessa/Pirilampo Filmes

O prédio imponente chama a atenção de quem passa pelo KM 190 da rodovia BR-116, no munícipio de Limoeiro do Norte. O edifício, de 2 andares e quase 30 mil metros quadrados, que recebeu um investimento de R$ 208 milhões, abriga o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVL), o quinto e último equipamento entregue pelo Governo do Ceará para atendimento de pacientes que necessitam de atendimentos de alta complexidade em cada uma das cinco regiões da Rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de atendimento terciário nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central.

Segundo o Governo do Ceará, o HRVJ representa um marco na descentralização da assistência de qualidade e para a consolidação da Plataforma de Modernização da Saúde.

“A gente teve um atraso na inauguração por conta da pandemia, mas hoje estamos aqui entregando esse hospital para a população do Vale do Jaguaribe. Com esse aqui, nós completamos as 5 superintendências regionais de saúde com um hospital de alta complexidade”, disse o governador Camilo Santana na entrevista coletiva para a imprensa durante a solenidade de inauguração do HRLV.

Foto: Carlos Gibaja

O novo Hospital contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e psiquiatria, 10 leitos de UTI e cinco leitos de apoio, além de centro de imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética.

“Neste primeiro momento, o atendimento será feito pela regulação. A emergência não estará de portas abertas porque essa é a parte mais delicada do hospital e nós vamos preparar o pessoal pra isso. Mas a previsão é de que no início do próximo ano a gente possa preparar (as equipes) e começar a receber pacientes de urgência e emergência. O HRVJ já tem 240 pessoas trabalhando e a perspectiva é de que, quando o hospital estiver em pleno funcionamento, vai gerar 1.500 empregos diretos e indiretos”, afirmou Camilo.

O HRVL deve estar funcionando com 100% da capacidade em abril de 2022 | Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

De acordo com o cronograma elaborado pela Sesa, o hospital deve funcionando com 100% da capacidade de atendimento até o mês de abril de 2022. A nova unidade atenderá, preferencialmente, 550 mil cearenses dos 20 municípios da região.

“O objetivo do estado e que 90% das demandas das regiões sejam atendidas nas próprias regiões. E essa região (Vale do Jaguaribe) ganha hoje o que há de melhor em termos de unidade hospitalar do país, aliás, o Ceará é reconhecido como um estado que tem uma das melhores estruturas públicas de saúde do país, não sou eu que estou dizendo isso, é o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Eu sei que nós precisamos fazer muito mais. Recentemente nós lançamos o Programa Cuidar Melhor, que vai entregar os sistemas municipais com o sistema estadual, com foco em metas, meritocracia, em premiação, focando nas principais demandas de saúde da população. Lançamos o Programa Cirurgias 24h para acelerar as cirurgias eletivas pra diminuir o sofrimento da população que às vezes precisa esperar meses por uma cirurgia. Nós colocamos 100 milhões de reais para tentar zerar as cirurgias eletivas no Estado do Ceará. E esse hospital fará cirurgias eletivas”, ressaltou o governador Camilo Santana. (Confira imagens da inauguração no vídeo abaixo).

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Atendimento de alta complexidade

A estrutura do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) possibilita quadro de equipes multiprofissionais com 31 especialidades médicas (Anestesiologia; Cardiologia – Clínica e Cirúrgica; Cirurgião Bucomaxilo; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Cabeça e Pescoço; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia Digestiva e Respiratória; Gastroenterologia; Gineco-Obstetrícia – Clínica e Cirúrgica; Hemodinamicista; Mastologia; Medicina Intervencionista; Nefrologia -TRS; Neonatologia; Neurologia; Neurocirurgia; Neuropediatria – fila de espera; Oftalmologia; Oncologia Clínica; Otorrinolaringologia; Pediatria -Clínica e Cirúrgica; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia; Radiologia; Traumato-Ortopedia; Urologia); nutricionista; farmacêutico; assistente social; enfermeiro; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; fonoaudiólogo; psicólogo e ouvidoria.

Inicialmente, o funcionamento será custeado pelo Governo do Ceará. “Na medida que a gente for prestando os serviços, e o hospital for se qualificando, a gente vai inserir o hospital para que ele habilitado para receber recursos da união. Todos esses hospitais terciários, precisam ser habilitados, assim como os outros hospitais regionais”, afirmou o secretário da Saúde, Marcos Gadelha

Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ terá 304 leitos e oferecerá emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica.

Funcionários em atividade no HRVJ | Foto: Tatiana Fortes

Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e UTIs neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

“Essa era uma região do estado que ainda não tinha um equipamento público para atendimento de alta complexidade. Hoje, com a inauguração desse hospital, a gente espera que, em breve, na medida em que o hospital for funcionando na sua plenitude, que a gente ofereça todos os serviços de alta complexidade para complementar esse vazio assistencial que existe na rede. E, na medida que a gente for evoluindo, na abertura dos serviços, a gente vai ter que contratar mais pessoas”, declarou Marcos Gadelha.

Conheça o Hospital Regional Vale do Jaguaribe no vídeo abaixo:

https://youtu.be/a_L2AL_LxXU

Leia também | Índice Nacional de Custo da Construção sobe 0,71% em novembro

Compartilhar

Artigos Relacionados

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos

Coluna de fumaça se eleva sobre Teerã após ataque durante escalada da guerra no Oriente Médio | Foto: Atta Kenare/AFP

14/03/2026

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas