logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo Científico: Geopark Araripe, a história da vida na Terra recontada no Ceará
Turismo Científico Geopark Araripe, a história da vida na Terra recontada no Ceará
20/11/2021
Cotas: Forças de Segurança do CE destinam 20% das vagas de concursos para negros
Cotas Forças de Segurança do Ceará destinam 20% das vagas de concursos para negros
20/11/2021
Exibir tudo

Negócios Sócias da Mimo contam como trouxeram o live commerce para o Brasil Com apenas 18 meses de operação, a plataforma criada pelas executivas Monique Lima e Etienne Du Jardin agrega mais de 700 marcas cadastradas

Negócios: Sócias da Mimo contam como trouxeram o live commerce para o Brasil

Monique e Etienne encontraram a solução que buscam na China e depois de adaptar o modelo de negócio ao mercado brasileiro lançaram a "Make Incredible Moments Online" (MIMO) | Foto: divulgação

Duas profissionais do mercado brasileiro. Duas vontades de criar um negócio com propósito. A publicitária Monique Lima já tinha uma familiaridade com startups, já que sua família investe no assunto. Ela deixou um emprego em uma grande agência e se juntou à Etienne Du Jardin, empreendedora e executiva experiente que atua há mais de 10 anos no ecossistema de inovação. Unida, a dupla alçou voo rumo a um novo jeito de vender e de comprar.

A união dessas mentes e talentos, junto à identificação de um mercado com oportunidades de crescimento, deu vida à Mimo Live Sales, plataforma digital que promove o live commerce, que une venda, interação e entretenimento online e em tempo real com o consumidor, pretende democratizar essa prática no País.

A empresa, cujo nome significa “Make Incredible Moments Online” em inglês, nasceu em plena pandemia de covid-19, em junho de 2020, justamente em um momento no qual o varejo sofria na carne os efeitos do isolamento social e lockdown, com as vendas minguando. “Nós ficamos pensando em como as marcas poderiam interagir de forma mais próxima com os consumidores”, explica Monique Lima, CEO da startup. A solução estava lá do outro lado do mundo, na China, onde o mercado de shopstreaming – ou live shop – é o maior do mundo e movimenta cerca de US$ 200 bilhões, com gigantes como o aplicativo Tao Bao, pertencente ao Alibaba.

Porém, pelas diferenças de comportamento de consumo entre o público chinês e o brasileiro, o desafio era tropicalizar o modelo asiático para o nosso público consumidor. A primeira decisão foi criar uma solução web-based, onde a experiência dos consumidores fosse muito simples e de baixo custo: qualquer pessoa com um celular e internet pode participar da experiência de live commerce, sem necessidade de baixar um aplicativo para poder comprar ou vender. “Além disso, o público daqui é early adopter de social medias, e por isso desenvolvemos junto ao cliente um storytelling para guiar cada live, fazendo desse momento um evento que mescla tecnologia, boas oportunidades e entretenimento para estimular a compra”, afirma Etienne Du Jardin, CPO da empresa.

Com a evolução do modelo de negócios e rápida resposta positiva do mercado, não tardou para que a Mimo avançasse com o lançamento da versão whitelabel de sua tecnologia, que permite que a marca faça a live de vendas dentro dos seus canais próprios – dando assim 100% de autonomia para as empresas acessarem a plataforma, fazerem o cadastro de seus produtos, aplicarem os descontos e fazer acontecer. “As marcas conseguem transmitir sua live sem depender do nosso back office, graças à estrutura simples que envolve a produção”, analisa Etienne.

Leia também | O impacto da Black Friday no mercado digital

Modus operandi

As lives shop das marcas são produzidas com a curadoria do time da Mimo. A preparação começa bem antes da transmissão ao vivo. A startup pega na mão da empresa cliente e a conduz pela nova jornada de vendas pela internet, sendo uma verdadeira guia com dicas para a realização de uma experiência virtual bem-sucedida. “Nós passamos todo conhecimento que temos em um manual de “como vender via live”, criado através da experiência que adquirimos fazendo lives para diferentes marcas e segmentos desde junho de 2020. A intenção é de que a marca realize a melhor live possível e fature bastante com isso”, aponta Monique.

Durante cerca de uma hora, tempo médio de duração de uma ação de live commerce, a empresa tem a oportunidade de interagir em tempo real com seus clientes e potenciais novos compradores, apresentando conteúdos alinhados ao universo dos produtos vendidos, além de ter um feedback contínuo sobre o que está sendo apresentado por meio das interações com a audiência por meio de chat.

Para garantir que esse período seja leve, agradável e que prenda a atenção dos participantes, a chave para uma venda consistente na live está na presença de um host com boas habilidades de comunicação e pitch de vendas. Mas não é preciso investir grandes valores para tanto: assim como acontece na rotina das mídias sociais, os empreendedores responsáveis pelas marcas ou vendedores das tradicionais lojas físicas da empresa podem fazer as vezes de anfitrião. Há, contudo, aqueles que optem pela contratação de influenciadores digitais, que variam de perfis nano e micro até aqueles com volume de seguidores que ultrapassam a casa do milhão.

“É importante que quem esteja à frente da câmera do celular tenha espontaneidade e jogo de cintura para lidar com a transmissão ao vivo. E essa é uma habilidade característica do brasileiro, portanto, as marcas podem e devem testar o formato que tem mais sinergia com o seu perfil, sem medo. A graça das Lives está exatamente no desapego às produções grandiosas em benefício da espontaneidade e do ‘olho no olho’ que tanto apreciamos na nossa jornada de consumo”, destaca Etienne.

E, de fato, nesses pontos de encontro de vendas virtuais, uma das grandes vantagens é a conexão direta com uma audiência qualificada, que acaba sendo ativada por um funil de informações logo no anúncio da live. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um grande volume de participantes conectados, muito pelo contrário. “Se a empresa contar com 100 pessoas que querem comprar seus produtos, já cumpriu seu objetivo. Na loja física, o vendedor jamais teria condições de atender essa quantidade de pessoas nesse período curto”, enfatiza Monique.

Com uma mentalidade a favor do ganha-ganha, Monique reforça que a intenção foi formatar um modelo de negócios que fosse benéfico para todas as pontas. A cada live realizada por uma grande empresa, em média 20 pequenos negócios procuram a Mimo para promover seus produtos por esse tipo de canal de vendas.

Leia também | Geopark Araripe, a história da vida na Terra recontada no Ceará

Passos firmes

Com cerca de 18 meses de atividades no Brasil, a Mimo se tornou autoridade no assunto como a plataforma de live commerce referência na experiência omnichanel, onde o streaming, o chat e a compra acontecem na mesma tela, sem redirecionar o consumidor para outro local nem para finalizar a compra.

Com a natureza de uma startup, a empresa realizou em novembro de 2020 uma rodada de negócios, na qual captou mais de R$ 2 milhões de investidores de peso, cujo pool reúne nada menos do que publicitário Nizan Guanaes, o também publicitário Ricardo Dias, referência em inovação, Camila Salek referência em tecnologia e varejo e Mark e Zoe Yuan – os maiores especialistas do mundo em live commerce – além de outros grandes executivos do mercado de publicidade, finanças, Big Data, marketing de influência e inovação. E o interesse na Mimo segue aquecido: em abril deste ano a apresentadora Sabrina Sato se juntou ao time de “anjos” da startup.

Do lado dos clientes da Mimo, o número de marcas que se renderam a esse tipo de modalidade de venda não para de crescer. Vão desde gigantes do setor varejista de moda, como C&A, rede de lojas de brinquedos como a Ri Happy, assim como indústrias de consumo como a P&G e Johnson & Johnson, nomes conhecidos do mercado de beleza como Dermage e Laces, até marcas de luxo como Dolce Gabbana, Missoni, Givenchy, entre outras. E já atingiu também o agronegócio, com a Bayer.

“Nosso objetivo é sempre empoderar da melhor maneira as marcas para que possam escalar suas vendas através de Live Commerce. Tudo de uma maneira leve e fluida”, finaliza Monique.

Leia também | Hotel Panorama volta para gestão da Fecomércio e será reinaugurado no dia 15 de dezembro

Compartilhar

Artigos Relacionados

Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval

Procon Alece divulga orientações para garantir segurança e direitos dos consumidores durante o período do Carnaval | Foto: Máximo Moura/Alece

12/02/2026

Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval Órgão alerta para golpes financeiros, compras irregulares e direitos do consumidor em bares, viagens, hospedagens e eventos carnavalescos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval0
    Direito: Procon Alece orienta consumidores sobre cuidados durante o Carnaval Órgão alerta para golpes financeiros, compras irregulares e direitos do consumidor em bares, viagens, hospedagens e eventos carnavalescos
    12/02/2026
  • Justiça: PF pede suspeição de Dias Toffoli em inquérito sobre fraudes no Banco Master0
    Justiça: PF pede suspeição de Dias Toffoli em inquérito sobre fraudes no Banco Master Pedido foi encaminhado ao presidente do STF, Edson Fachin, após Polícia Federal encontrar citação ao ministro em celular de banqueiro investigado
    12/02/2026
  • Política: Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual0
    Política: Dayany Bittencourt cobra MEC por falta de livros em Braille para alunos com deficiência visual Deputada do Ceará pede explicações e plano de ação após mais de 45 mil estudantes iniciarem o ano letivo de 2026 sem material didático acessível
    12/02/2026
  • Política: Alece adere ao Pacto Nacional contra o Feminicídio, anuncia Romeu Aldigueri0
    Política: Alece adere ao Pacto Nacional contra o Feminicídio, anuncia Romeu Aldigueri Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará afirma que Parlamento estadual vai reforçar ações de prevenção e proteção às mulheres, com atividades previstas para o Mês da Mulher
    11/02/2026
  • Investigação: Dinheiro é jogado pela janela durante operação da PF que investiga Rioprevidência e Banco Master0
    Investigação: Dinheiro é jogado pela janela durante operação da PF que investiga Rioprevidência e Banco Master Terceira fase da Operação Barco de Papel apura crimes contra o sistema financeiro e tentativa de ocultação de provas em Santa Catarina
    11/02/2026
  • Política: CPI do Crime Organizado paralisa requerimentos contra ministros do STF0
    Política: CPI do Crime Organizado paralisa requerimentos contra ministros do STF Falta de sessões impede análise de pedidos envolvendo familiares de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, e senadores falam em “operação abafa”
    11/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas