logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Festival Bar em Bar: Bares e restaurantes de Fortaleza e mais 6 cidades realizam escolha do melhor petisco
Festival Bar em Bar Bares e restaurantes de Fortaleza e mais 6 cidades realizam escolha do melhor petisco
16/11/2021
Futebol: Brasil e Argentina empatam sem gols em jogo muito disputado válido pelas Eliminatórias da Copa
Futebol Brasil e Argentina empatam sem gols em jogo muito disputado pelas Eliminatórias da Copa
17/11/2021
Exibir tudo

Serviço Público Governo do Ceará terá novos concursos públicos para diversas áreas O objetivo é preencher vagas na Semace, PGE, Uece, UVA, Urca e Secretarias do Desenvolvimento Agrário e da Proteção Social

Serviço Público: Governo do Ceará terá novos concursos públicos para diversas áreas

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana durante live semanal com internautas | Foto: divulgação/Governo CE

Em live semanal realizada nesta terça-feira (16/11), o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que lançará novos concursos públicos em breve. O gestor informou ao internauta Elisvando Vasconcelos que os detalhes dos certames estão sendo ajustados. “Terá concurso para a Semace, para a Procuradoria Geral do Estado, para as três universidades públicas do Estado, Uece, UVA e Urca. Terá concurso também para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Secretaria da Proteção Social”, garantiu.

Na oportunidade, Camilo Santana citou outros concursos realizados ao longo de sua gestão. “Eu já fiz concurso para o Detran, Funceme, Secretaria da Cultura, Sefaz, Seduc, Sesa, Polícia Militar, Polícia Civil e Pefoce, enfim. Já tinha feito para as universidades, vou fazer de novo. Aqueles que têm interesse e vontade de serem servidores públicos, comecem a estudar”, pontuou.

Passaporte da vacina

Durante a conversa com a população, o governador voltou a destacar a importância do passaporte de vacinação para a retomada das atividades econômicas e culturais. O documento, que comprova o esquema vacinal completo contra a Covid-19 – com as duas doses ou dose única da vacina –, já está sendo exigido para o ingresso em bares, restaurantes, buffets e academias, dentre outros estabelecimentos do Ceará.

“Esta será uma semana de adaptação, para que as pessoas possam criar as condições para fiscalizar e monitorar o passaporte nesses estabelecimentos. Esta semana será educativa e orientativa para que as pessoas possam implantar o sistema de acompanhamento. Lembrando que esse é um método criado em países do mundo inteiro, e vários estados daqui do Brasil criaram essa metodologia, que tem o único objetivo de proteger as pessoas”, justificou Camilo Santana, defendendo que a vacinação tem sido a principal ação para o combate à pandemia.

O governador Camilo Santana mostrou o passo a passo para baixar o aplicativo Ceará App | Foto: divulgação/Governo CE

Para comprovar a vacinação, basta apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está em pleno funcionamento para sistema iOS e em implementação gradual para Android. Também é possível emitir o documento pela página ConecteSUS. Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento para apresentar quando solicitado.

Leia também | Ministério da Saúde libera terceira dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos

Cartão Mais Infância

O Cartão Mais Infância poderá contemplar gestantes, adiantou o governador durante o bate-papo virtual. Para isso, o gestor articula com a titular da SPS, Socorro França, o desenvolvimento de uma metodologia para incluir esse público. Para mais informações sobre o Cartão Mais Infância: (85) 3101-4613.

Vale Gás Social

O governador telefonou para o secretário executivo da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina, para saber sobre o primeiro lote do Vale Gás Social, após aprovação da medida como política pública permanente. “A licitação se conclui amanhã. Nós temos um calendário de receber os vouchers até o dia 11 de dezembro, e entregar à população a partir do dia 15 ou 16 de dezembro”, informou Ibiapina.

Inaugurações

Camilo falou sobre a inauguração do setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), realizada nesta terça-feira (16/11). A ZPE Ceará é a única em operação no Brasil. O Setor 2 da ZPE Ceará conta com 1.911 hectares de área para receber novos investimentos. “Hoje foi um marco importante para o futuro do desenvolvimento econômico do Ceará”, declarou Camilo Santana.

A internauta Rose Medeiros questionou o governador sobre a inauguração do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, localizado em Limoeiro do Norte. O respondeu que a unidade de saúde será entregue no próximo dia 25 de novembro.

ZPE Ceará | Foto: divulgação/Governo CE

Ainda segundo o gestor, a base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) de Ipu também deverá ser inaugurada ainda este mês.

Sobre o bondinho de Ubajara, o governador voltou a apelar para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) avalie a solicitação da licença de operação.

A aguardada Areninha do distrito de Flamengo, em Saboeiro, também vai ganhar uma data, garantiu o gestor.

Leia também | Praia da Redonda, em Icapuí, recebe nova sede do Cais Bar; inauguração terá Festival de Música

Cariri

Aos internautas, Camilo Santana falou sobre a agenda realizada, entre os dias 12 e 13, no Cariri. Na sexta-feira (12), o governador esteve na região para inaugurar novos 47 km para a malha viária estadual, viabilizados por meio do Programa Ceará de Ponta a Ponta. Os novos trechos de rodovias beneficiam moradores das cidades de Campos Sales, Altaneira e Assaré, além dos visitantes. O chefe do Executivo Estadual lembrou ainda que o trecho Nova Olinda – Altaneira (CE-388) deve começar a receber em breve as intervenções do Pacote de Recuperação das Rodovias.

Já no sábado, foi inaugurado o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha. Com investimento de R$ 13,8 milhões, o equipamento conta com teleférico, Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, café cultural, Borboletário do Cariri e vista privilegiada da chapada.

“Você aproveita e pega o teleférico, na estação Bom Jesus, e faz um passeio de teleférico, olhando a chapada, integrando com a natureza. Lá em cima você chega na estação mirante, desce da estação e tem um borboletário, um trabalho interessantíssimo do pessoal da Universidade (Urca) integrado com a equipe do Complexo. Você faz um passeio até o Cruzeiro, tem uma passarela suspensa e belíssima, que vai até o Cruzeiro, um monumento antigo que foi preservado. Uma plataforma com vista belíssima da região do Cariri. Você vê Barbalha, Crato e Juazeiro. Também é um espaço que vai ter trilhas e passeios de bicileta”, detalhou Camilo Santana, afirmando que o equipamento é a realização de um sonho.

Mirante do Caldas: Complexo Ambiental é inaugurado em Barbalha para fomentar turismo e educação ambiental no Cariri
O investimento total foi de R$ 13,8 milhões. A linha tem duas estações (Bom Jesus e Mirante do Cruzeiro) | Foto: Nívea Uchoa

Nos dois primeiros dias de funcionamento, o equipamento já recebeu cerca de dois mil visitantes. “Mais um instrumento para atrair o turista e gerar desenvolvimento”, avaliou.

O governador comentou que articula a criação de um festival de inverno para o distrito do Caldas, em Barbalha. Já a cidade de Nova Olinda deverá receber serviços de urbanização na área próxima ao Museu do Ciclo do Couro do Mestre Espedito Seleiro.

Leia também | Procon inicia mutirão Zera Dívida com 26 empresas que prometem descontos em juros e multas

Compartilhar

Artigos Relacionados

Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama

Prefeito em exercício Leo Couto assina ordem de serviço para retomada das obras da Areninha Pindorama, em Fortaleza. | Foto: Mateus Dantas

14/05/2026

Infraestrutura: Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama Equipamento esportivo no bairro Luciano Cavalcante receberá requalificação completa após paralisação desde 2024


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

Últimas Notícias

  • Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama0
    Infraestrutura: Leo Couto retoma obras da Areninha Pindorama Equipamento esportivo no bairro Luciano Cavalcante receberá requalificação completa após paralisação desde 2024
    14/05/2026
  • Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme0
    Cinema: Produtora nega dinheiro de Vorcaro em filme GOUP Entertainment e Mário Frias afirmam que cinebiografia de Jair Bolsonaro foi financiada apenas com capital privado
    14/05/2026
  • Áudio de Flávio gera reação entre empresários0
    Política: Áudio de Flávio gera reação entre empresários Elite empresarial reunida em Nova York avalia desgaste político e passa a discutir alternativas da direita para 2026
    14/05/2026
  • PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro0
    Política: PF investiga repasses ligados a Eduardo Bolsonaro Apuração busca esclarecer se recursos de Daniel Vorcaro foram usados para financiar despesas do deputado nos Estados Unidos
    14/05/2026
  • Desmatamento da Mata Atlântica cai 28%0
    Meio ambiente: Desmatamento da Mata Atlântica cai 28% Redução registrada em 2025 é a menor da série histórica e reforça avanço das políticas de preservação ambiental no bioma
    14/05/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Investigação: PF apura grupo ligado a Vorcaro Decisão do STF aponta suspeita de atuação de policiais federais em núcleo que teria intimidado adversários e acessado dados sigilosos
    14/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas