logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Projeto de Lei Deputado propõe política de prevenção e combate à surdez de recém-nascidos e crianças
21/02/2022
Socorro: Com quase 900 desabrigados, Petrópolis anuncia auxílio de R$ 1 mil
Socorro Com quase 900 desabrigados, Petrópolis anuncia auxílio de R$ 1 mil
21/02/2022
Exibir tudo

Direito Entenda todas as etapas necessárias para solicitar a Pensão por Morte Advogada especialista em Direito Previdenciário e professora de Direito do CEUB explica sobre carências, direitos e valores exigidos pelo INSS

Direito: Entenda todas as etapas necessárias para solicitar a Pensão por Morte

A pensão por morte é um dos benefícios pagos pelo INSS aos dependentes das pessoas falecidas que são previamente seguradas, independente do motivo da morte, sexo ou se aposentado ou não, conforme previsão da Constituição Federal | Foto: reprodução

A pensão por morte é um dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos dependentes das pessoas falecidas que são previamente seguradas, independente do motivo da morte, sexo ou se aposentado ou não, conforme previsão expressa do art. 201, V, da Constituição Federal.

Em último boletim estatístico da previdência social divulgado pela Secretaria de Políticas de Previdência Social, os dados mostram que em setembro de 2021, foram 56.400 pensões concedidas, entre previdenciários comuns e acidentários, além de este ser o segundo benefício previdenciário mais pago, com 15,16% do valor total destinado.

Outro dado importante de ser evidenciado é que conforme dados da projeção demográfica do IBGE a participação dos idosos na população total deverá crescer de 11,3% (2014), para 33,7% (2060), aumentando assim as despesas em cerca de 13% do PIB em 2050. A advogada Daniella Torres é especialista em Direito Previdenciário, professora de Direito do CEUB, e explica melhor sobre como se dá este benefício atualmente.

>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<

O que significa a carência previdenciária?

A advogada explica que carência é o tempo mínimo que o segurado tem que contribuir para poder usar e gozar dos benefícios previdenciários. “No caso da Pensão por Morte, em regra, não há carência. E, para que a esposa ou companheira(o) possa receber, eles precisam ter no mínimo dois anos de relacionamento (casamento ou união estável), senão, incidirá a carência de 18 meses”.

Importante saber que o benefício da Pensão por Morte cessa para o cônjuge ou o companheiro basicamente em três anos, com menos de 21 anos de idade; em seis anos, entre 21 e 26 anos de idade; em dez anos, entre 27 e 29 anos de idade; em quinze anos, entre 30 e 40 anos de idade; em 20 anos, entre 41 e 43 anos de idade; ou vitalícia, com 44 ou mais anos de idade. Para os filhos, cessa aos 21 anos, se não for inválido. E, para os demais já citados, cessará quando finalizar a situação de dependência econômica, ou seja, ao completarem 21 anos.

Quem poderá receber a Pensão por Morte do falecido?

De acordo com a advogada, quem tem direito à pensão são os dependentes. “Por ordem de prioridade, os dependentes são: primeiro esposa/marido, companheiros, filhos menores de 21 anos ou inválidos (ainda que tenham deficiência intelectual ou mental), e segundo os pais e irmãos do falecido. Lembrando que caso os primeiros dependentes recebam a pensão, exclui a possibilidade dos demais receberem”. Ela ressalta ainda que os pais e irmão precisarão comprovar a dependência econômica em relação ao falecido.

Leia também | Vendas de imóveis novos crescem 12,8% em 2021

Valores da Pensão por Morte

Uma das maiores dúvidas da população é sobre o valor da pensão que os dependentes terão direito, e a advogada explica em detalhes: “se o falecido estivesse trabalhando em vida, o valor que seus dependentes irão receber deverá ser calculado sobre o Salário de Benefício, para depois pegar 60% desse valor que será acrescido de dois pontos percentuais (2,0%) para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 anos de contribuição para homens, e de dois pontos percentuais (2,0%) sobre o tempo de 15 anos de contribuição para mulheres”.

Caso o falecido já estivesse aposentado, alguns detalhes são diferentes. “Com a reforma da Previdência, o valor do benefício aos dependentes será de 50% da aposentadoria. Deverá ser acrescentado 10% por dependente (cônjuge, companheiro(a), filhos etc) até que chegue a 100%. Assim, se o falecido tivesse como dependente somente uma viúva sem filhos, por exemplo, ela deveria receber 60% do valor que era pago ao seu esposo”, esclarece.

Um novo casamento ou uma nova união estável cancela o benefício da pensão por morte?

A resposta rápida é ‘não’, um novo casamento ou uma nova união não cancela a Pensão por Morte da Previdência Social. Mas Daniella explica que o que não pode ocorrer é o recebimento de duas pensões por morte por um cônjuge ou um companheiro(a). “Se o pensionista tiver novo relacionamento, e esse novo cônjuge ou companheiro vier a falecer, nesse caso o(a) viúvo(a) ou companheiro(a) sobrevivente poderá optar pela pensão de maior valor”, conclui.

Leia também | Governo do Ceará anuncia investimento em salas de estabilização de hospitais de 33 municípios

Outros casos

Se o óbito for decorrente de acidente do trabalho, de doença profissional ou de doença do trabalho, a aposentadoria que serve de base será equivalente a 100% do salário de benefício. “Afinal, quando se trata de falecimento por acidente do trabalho ou doença ocupacional, a Pensão por Morte é considerada acidentária, e nesses casos poderá gerar reflexos, dentre os quais a indenização a ser exigida dos causadores do acidente do trabalho que será de competência da Justiça do Trabalho”, completa a advogada previdenciária.

A doença de trabalho é aquela que se desenvolve motivada pelas condições do local de trabalho, nivelando a insalubridade. A Doutora Patrícia Maira Costa, Clínica Geral do Hospital Anchieta de Brasília, explica que já atendeu muitos casos assim, “o tipo de problema de saúde que surge depende do local, não necessariamente ligadas a atividades exercidas”. A médica explica ainda que na consulta “é preciso explicar o caso por completo para que o médico possa elaborar documento comprovando que o problema de saúde foi em decorrência do local onde se trabalha”.

Como enviar o requerimento da Pensão por Morte

Os documentos necessários devem ser enviados em pdf por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site meu.inss.gov.br Os documentos mínimos exigidos são: Certidão de óbito ou documento que comprove a morte do segurado — obtida em cartório de registro civil da sua cidade; Identidade e CPF do falecido; Carteira de trabalho, carnês de contribuição para o INSS, NIT (Número de Identificação do Trabalhador), PIS ou NIS; Certidão de nascimento e/ou casamento, bem como identidade e CPF; Do Cônjuge: certidão de casamento, identidade, CPF e carteira de trabalho. Para saber mais, acesse o aplicativo.

Leia também | PM do Ceará prende suspeito de injúria racial contra funcionária de shopping

Flagrante PM do Ceará prende suspeito de injúria racial contra funcionária de shopping
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil
07/12/2025

Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil Assembleia Legislativa do Ceará recebe a certificação máxima do Programa Nacional de Transparência Pública e se destaca como a única do Nordeste a alcançar o selo em 2025


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ser campeão da F1, 7 de dezembro de 2025, Oscar Piastri - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ficar com o título da Fórmula 1?, 7 de dezembro de 2025, Lando Norris - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 06/12/2025

    Tenistas dominam ranking de mulheres mais bem pagas, 6 de dezembro de 2025, Coco Gauff - Meus Conteúdos Comentado em Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

Últimas Notícias

  • Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil0
    Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil Assembleia Legislativa do Ceará recebe a certificação máxima do Programa Nacional de Transparência Pública e se destaca como a única do Nordeste a alcançar o selo em 2025
    07/12/2025
  • Política: Audic Mota se reúne com Elmano e consolida estratégia para disputar vaga federal em 20260
    Política: Audic Mota se reúne com Elmano e consolida estratégia para disputar vaga federal em 2026 Deputado estadual reforça alinhamento com o governador e amplia articulação regional para fortalecer o projeto político governista no Ceará
    07/12/2025
  • Futebol: Última rodada do Brasileirão define vagas, rebaixamento e premiações; veja como chegam os clubes0
    Futebol: Última rodada do Brasileirão define vagas, rebaixamento e premiações; veja como chegam os clubes Com o título já garantido pelo Flamengo, a rodada final do Campeonato Brasileiro 2025 ainda reserva disputas acirradas por Libertadores, Sul-Americana e pela permanência na Série A
    07/12/2025
  • Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 20260
    Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 2026 Partido retoma proposta da pasta exclusiva e avalia incluir tema no programa de governo para a próxima eleição
    07/12/2025
  • Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP0
    Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP Homem de 47 anos apresentou sintomas graves após consumir bebida em bares; Estado já registra dez mortes por ingestão de produtos adulterados
    07/12/2025
  • Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais0
    Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais Criminosos se passam por escritórios jurídicos, usam documentos reais e até inteligência artificial; OAB cria força-tarefa para combater fraudes
    07/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas