"Era hora de reafirmar a homenagem a esse grande jurista", afirmou o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas | Foto: divulgação
A OAB Ceará prestou homenagem ao jurista Paulo Bonavides ao descerrar placa que nomeia a Escola Superior da Advocacia do Ceará com o nome dele. A solenidade foi realizada na quarta-feira (15/9), na sede da Seccional e contou com a presença de Yeda Satyro Benevides, viúva do professor Paulo Bonavides.
Emocionado, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, explicou que anteriormente, a ESA-CE recebeu o nome de Paulo Bonavides, quando ainda funcionava no antigo prédio situado na Av. Pontes Vieira, em Fortaleza. Com a mudança para a nova sede, a norma vigente só permitia homenagear pessoas já falecidas. “Após o falecimento do professor Paulo Bonavides, fato que lamentamos profundamente, decidimos que era hora de reafirmar a homenagem a esse grande jurista. Não poderia ter um equipamento melhor. Ele dá nome à nossa Escola. Escola Professor Paulo Bonavides que muito honra todos os que compõem a OAB Ceará. Tenho certeza de que estamos prestando um justo tributo a quem tanto merece”, afirmou.
Em discurso, o presidente da ESA Ceará, Eduardo Pragmácio Filho, destacou que esse foi um momento ímpar e de muito afeto. “Estamos reafirmando a grandeza, o afeto e a simplicidade do professor Paulo Bonavides. Ele que era professor de todos nós. Portanto, o nome da nossa Escola, como órgão da educação jurídica da OAB, é Professor Paulo Bonavides”, declarou.
A viúva do jurista, Yeda Satyro Benevides, demonstrou toda a gratidão com a homenagem em poucas palavras. “Tudo isso representa atenção e consideração pelo meu amado marido. Para mim foi um momento de muita alegria. Agradeço a todos pela amizade e apreço”, disse.
Em atenção aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a solenidade foi restrita aos familiares do homenageado e aos membros da OAB-CE e da ESA-CE, contando com a presença do conselheiro federal da OAB, Hélio Leitão; a vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa; o secretário-geral adjunto da OAB-CE; David Peixoto; a conselheira da OAB-CE, Raquel Machado; o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE, Jefferson Viana; o conselheiro estadual da OAB-CE, Ricardo Amorim; o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho; o vice-presidente da ESA-CE, Wyllerson Matias; a tesoureira da ESA-CE, Érica Martins; o diretor acadêmico da ESA-CE, Leonardo José Peixoto Leal; o Diretor Adjunto para as Subsseccionais da ESA-CE, Raphael Castelo Branco; o Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Átila Gomes; o advogado Waldir Xavier; a advogada e amiga da família, Maria Eroneide Alexandre Maia.
Paulo Bonavides nasceu em Patos, na Paraíba, em 1925. Iniciou a carreira como jornalista e advogado, no Ceará. Com apenas 25 anos de idade, já era professor de sociologia para alunos do ensino médio do Instituto de Educação Justiniano de Serpa, em Fortaleza. Mas foi no Direito que ele se tornou autoridade, se transformou num jurista renomado, considerado um dos constitucionalistas mais respeitados do Brasil.
Ao longo da carreira ocupou cargos importantes. Foi presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que ajudou a fundar.
Como professor emérito e visitante, lecionou em várias universidades do Brasil e do exterior. Também recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa (1998) e da Universidade Inca Garcilaso de La Vega (2009). Paulo Bonavides também colecionou prêmios. Entre os mais importantes estão o Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras, a Medalha Rui Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil, e o Grande Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União (2005).
O professor e jurista Paulo Bonavides morreu, aos 95 anos de idade, no dia 30 de outubro de 2020, em Fortaleza, no Hospital São Mateus, onde estava internado. A causa da morte não foi divulgada.
Leia também | 2ª temporada do Festival Jazz&Blues começa nesta sexta-feira (17) em Guaramiranga