O futebol cearense está muito perto de ganhar mais uma grande praça esportiva: o Estádio Municipal Prefeito Almir Dutra, em Maracanaú. O prefeito Roberto Pessoa fez o anúncio hoje, 27/12, em reunião no Palácio Antônio Gonçalves, seguida de visita técnica ao Estádio, que contou com a presença de representantes da Federação Cearense de Futebol – FCF, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da imprensa esportiva cearense. O objetivo é que o Estádio Municipal de Maracanaú receba os jogos como mandante do Maracanã Esporte Clube na primeira divisão do Campeonato Cearense de Futebol 2023, inclusive já na primeira rodada contra o Caucaia, no dia 15 de janeiro. O evento contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Raphael Pessoa Mota, do secretário de Esporte, Tales Saraiva, da diretoria do Maracanã Esporte Clube, entre outras autoridades.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O prefeito Roberto Pessoa destacou o empenho da Prefeitura em entregar o Estádio Municipal Prefeito Almir Dutra no dia 15 de janeiro para a primeira rodada do Campeonato Cearense e afirmou que o futebol do Estado receberá uma moderna arena esportiva. “Também queremos que o Estádio seja sede de várias federações esportivas de todos o Ceará”, acrescentou o Prefeito, que quer aplicar um conceito multiuso à arena. O representante da FCF, engenheiro Osmar Delboni Junior, destacou que é uma honra ajudar Maracanaú a inaugurar seu Estádio Municipal, afirmando que a Prefeitura, Federação Cearense de Futebol e todos os envolvidos estão empenhados em realizar este sonho. “Estamos todos unidos no objetivo que é liberar o Estádio para o campeonato cearense e acredito que temos condição de realizar. O Estádio com essa proposta multiuso contribuirá para desenvolver o esporte e a economia local”, disse Osmar Delboni.
O Estádio Municipal Prefeito Almir Dutra já recebeu novo gramado, acessibilidade, pintura completa, iluminação, e avança na construção de vestiários e outros detalhes para adequar o campo de futebol às normas técnicas e de engenharia exigidas pela FCF. O próximo passo será finalizar as obras necessárias para receber a liberação do Estádio e assim receber os jogos do Maracanã no Cearense 2023. Para isso, Osmar Delboni destacou que são necessários atender quatro laudos: do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e de Engenharia da FCF. Para alguns setores, como vestiários e cabine de imprensa, que ainda não estão concluídos, a Prefeitura irá instalar temporariamente contêineres até que as obras estejam finalizadas, modelo que foi usado inclusive em estádios na Copa do Mundo do Catar 2022.
A Federação Cearense de Futebol já divulgou a tabela do Campeonato Cearense de 2023. O estadual terá início no dia 15 de janeiro, com 10 equipes participantes. Na primeira fase do certame, serão dois grupos de cinco times. Ao final, os três melhores times estarão classificados, sendo que os 1º colocados de cada grupo, avançam direto para a Semifinal. Às quartas de final acontecem nos dias 12 e 26 de fevereiro, as semifinais nos dias 12 e 19 de março e os dois jogos da grande final nos dias 2 e 9 de abril. Haverá ainda um quadrangular contra o rebaixamento dos dias 15 de fevereiro a 19 de março.
Leia também | MEC antecipa prazos de inscrições do Sisu, Prouni e Fies